S. José tem oficina para reinserção no mercado de trabalho
Atualizado em 25/10/2021 - 17:39
ACESSUAS TRABALHO oficinas no CEFE
Oficinas promovidas pela Prefeitura têm intérpretes de Libras para permitir a participação das pessoas com deficiência - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, iniciou nesta segunda-feira (25) a realização de oficinas do ACESSUAS Trabalho, programa do governo federal de promoção do acesso ao mundo do trabalho.

O objetivo é auxiliar os munícipes a desenvolverem competências e habilidades para reinserção no mercado formal do emprego.

Até a próxima quarta-feira (27), sempre das 8h às 13h no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte, 400 beneficiários do programa municipal Pró-Trabalho e 27 pessoas com deficiência (surdos e deficientes auditivos) participarão diariamente de seis oficinas ministradas por profissionais do Senai (Serviço Nacional da Indústria), Senac (Serviço Nacional do Comércio) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

As pessoas com deficiência participam de todas as turmas, que possuem intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira dos Sinais) para garantir a acessibilidade às oficinas.

Cada turma tem 25 alunos. São seis temas: "Potencializando o melhor de você"; Sonhe grande, comece pequeno"; Carreira e sucesso profissional"; Atitude positiva na busca por oportunidades de emprego e geração de renda"; A utilização da tecnologia e a recolocação no mercado de trabalho"; e "Educação empreendedora".

Além das seis oficinas, até a próxima quarta-feira serão realizadas três palestras, sendo duas do Sebrae com o tema "Emprendedorismo como opção de carreira". Já a do Senai terá como tema "Desenvolvendo habilidades e competências para o mercado de trabalho".

Confiança

Bolsistas do Pró-Trabalho e desempregadas há dois anos, Paloma Ariana Cardoso do Nascimento, 31 anos, e Ester Calixto Lopes Vieira, 29 anos, destacaram a importância das oficinas do ACESSUAS Trabalho e demonstraram confiança na volta ao mercado de trabalho.

"As oficinas que acompanhei nesta segunda estão entre as melhores coisas que me aconteceram neste ano e ainda temos mais dois dias de ensinamentos. Foram bem impactantes e serão muito válidas", disse Ester.

"Aprendi bastante. Este primeiro dia já abriu a minha mente para a possibilidade de ter meu próprio negócio. Acredito que os ensinamentos que vamos ter até quarta serão muito úteis para minha volta ao mercado de trabalho", afirmou Paloma.

ACESSUAS Trabalho

O ACESSUAS Trabalho é um programa do governo federal, realizado pelo Ministério da Cidadania, que tem como objetivo promover a integração dos usuários da política de assistência social ao mundo do trabalho por meio da articulação, identificação, sensibilização, desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho.

O programa é voltado para os munícipes em situação de vulnerabilidade social, beneficiários de programas sociais e pessoas com deficiência.

Pró-Trabalho

O Pró-Trabalho é um programa da Prefeitura de São José dos Campos, coordenado pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Inovação e Desenvolvimento Econômico, e que oferece oportunidades e cursos de qualificação com o intuito de preparar os bolsistas.

Já foram convocadas 3.790 pessoas desde o início do programa em 2018.

Os benefícios para os bolsistas são bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano e renovável por igual período, vale alimentação de R$ 100 e vale transporte.

As oficinas

Datas: Terça-feira (26) e quarta-feira (27)

Horário: Das 8h às 13h

Local: Cefe (Centro de Formação do Educador), localizado na avenida Olivo Gomes, 100, Santana, região norte