S. José ganha prêmio por índice de cura de tuberculose
22/10/2021 18:42
Tuberculose
A tuberculose tem cura, procure a orientação de um médico no caso de tosse persistente - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

São José dos Campos recebeu menção honrosa do Estado de São Paulo por ter alcançado de 80% a 84% de cura de casos novos de tuberculose em 2020.

O prêmio reflete a situação de excelência do município no combate à tuberculose. A Prefeitura intensificou um sistema de busca ativa que permite acompanhar caso a caso e identificar pacientes que apresentem risco de abandonar o tratamento.

O rastreamento é feito por meio de um banco de dados e conseguem identificar, por exemplo, quem deixou de retirar a medicação --que é de uso contínuo, por 6 meses-- nas UBS’s Resolve.

A partir da identificação, o paciente é procurado por equipes da Secretaria de Saúde e parceiros em redes de apoio para um trabalho de conscientização da importância da medicação contínua, fundamental para a cura. A abordagem inclui suporte psicológico se necessário.

Tosse

A tuberculose é uma doença transmissível pela fala, tosse ou espirro, detectável por meio de um exame simples, rápido e sem dor. Pessoas que estejam com tosse há mais de 2 semanas --qualquer tipo de tosse-- podem procurar as unidades de saúde para fazer o teste.

A doença acomete pessoas de todas idades, mas tem cura. Em São José dos Campos foram registrados 178 casos de tuberculose em 2020 e 142 casos em 2021 até setembro. 

Bom exemplo

R.S., de 42 anos, está particularmente feliz esta semana. Na última quarta-feira ele recebeu a notícia de que está curado da tuberculose.

“Levei um susto quando o diagnóstico veio e achei que estava com um problema de difícil solução. Mas foi diferente, segui o tratamento à risca, 3 vezes por semana tomando medicação na UBS e deu certo. Estou muito feliz”, disse.

R. contou que procurou um médico em razão da tosse que não passava. “É uma doença invisível, não sentia nada além da tosse. Aconselho todas as pessoas com esse sintoma a procurar orientação médica. Tem cura, dá certo”. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×