Parque da Cidade recebe último city tour do ano
23/11/2021 13:01
Visita ao Parque da Cidade
Visita guiada ao Parque da Cidade em setembro; munícipes são acompanhados por guias de turismo que contam a história dos atrativos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx será a atração do City Tour programado para este sábado (27), encerrando a programação das visitas guiadas em 2021. Os passeios serão retomados a partir de janeiro com a previsão de inclusão de novos roteiros.

O passeio é gratuito e inclui no roteiro visitas a várias atrações como o Galpão Gaivotas, Museu do Folclore, Borboletário, Casa da Ilha, Jardins de Burle Marx, entre outros locais.

O programa City Tour foi retomado no segundo semestre pela Prefeitura de São José dos Campos após o período mais crítico da pandemia.

As inscrições para a visita guiada são gratuitas e podem ser feitas pela Central 156 ou pelo e-mail: turismo@sjc.sp.gov.br até sexta-feira (26), às 14h.

Serão formados grupos de até 15 pessoas para a visita. Todas os protocolos sanitários de combate à Covid-19 estão sendo seguidos.

Patrimônio

O Parque da Cidade Roberto Burle Marx é a maior área verde localizada na região urbana de São José dos Campos com quase 1 milhão de metros quadrados.

Tombado como Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural, o Parque fez parte da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência de Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõem um importante trabalho da arquitetura moderna brasileira e são tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).

No início de novembro, o conjunto de prédios da Tecelagem Parahyba foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).