Serviço de transporte de calcário chega a 350 toneladas
11/11/2021 15:06
Transporte de calcario
Caminhão custeado pela Prefeitura de São José realiza transporte gratuito de calcário para pequenos produtores rurais - Foto: PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O serviço que oferece frete gratuito de calcário para pequenos produtores rurais de São José dos Campos chegou a 350 toneladas transportadas até 30 de outubro.

A expectativa é que até o final do ano o serviço alcance 400 toneladas de calcário. O número atual já é maior quando comparado com 2020, quando foram transportadas 300 toneladas.

A manutenção e ampliação do transporte gratuito de calcário faz parte do Plano de Gestão 2021/2024.

Produtores rurais interessados podem requisitar o serviço por meio da Central 156 ou comparecer diretamente em uma das unidades do Ponto Rural, no bairro Alto da Ponte, região norte, e no distrito de São Francisco Xavier.

Neste ano, o transporte gratuito de calcário já beneficiou cerca de 60 produtores rurais.

O calcário geralmente é transportado desde Taubaté, que possui uma empresa extrativa do mineral e é uma das principais fornecedoras de matéria-prima do país.

O serviço é feito por caminhões adequados ao transporte e manejo do produto contratados pela Prefeitura de São José dos Campos.

Análise do solo

Além do frete gratuito de calcário, a Prefeitura também auxilia os pequenos produtores encaminhando amostras de solo para análise em laboratório.

A análise do solo é fundamental para que o agricultor possa diagnosticar as condições do solo, permitindo avaliar a necessidade de calagem e a quantidade de calcário a ser utilizado.

A aquisição do calcário e a análise de solo são custeados pelos produtores.

Mais informações

Ponto Rural Alto da Ponte: Rua Alziro Lebrão, 240, Alto da Ponte. Tel. (12) 3911-6915
Ponto Rural São Francisco Xavier: Rua XV de Novembro, 1.900, Centro. Tel. (12) 3926-1790
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico: Tel. (12) 3878-9534