21 alunos da rede são empossados vereadores mirins
Atualizado em 11/11/2021 - 09:34
Posse de vereadores mirins na câmara
Os alunos dos anos finais foram eleitos vereadores mirins para o mandato 2021/2022 - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Na manhã desta quarta-feira (10), o plenário da Câmara acolheu com música 21 estudantes da rede de ensino municipal, acompanhados por professores e representantes da Secretaria de Educação e Cidadania, além de autoridades da cidade, para a sessão solene de diplomação dos alunos dos anos finais que foram eleitos vereadores mirins para o mandato 2021/2022.

O evento teve transmissão ao vivo nos canais da Câmara, e ficou ainda mais especial com apresentação do grupo de Canto Coral da rede de ensino municipal, com os alunos: Heitor (Emef Leonor Nunes), Miguel (Emef Waldemar Ramos), Melissa (Emef Sebastiana Cobra), Ana Clara (Emef Vera Babo) e dos professores: Almir Luz, Cleide Oliveira, Daniel Buono, Gabriel Marinelo e Juliana Oliveira. 

Por meio do programa Vereador Mirim, que acontece desde 2017, com base na Lei 9.609, os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental se aproximam do Poder Legislativo com a elaboração de projetos em diversas áreas, uma forma de exercício da cidadania além da teoria. 

Alunos dos anos finais de 43 escolas municipais participaram durante o segundo semestre deste ano com propostas que viraram projetos visando a melhoria da qualidade de vida no município, com acompanhamento das orientadoras de Ensino da Secretaria de Educação e Cidadania, Daniele de Freitas Carvalho e Deni Ribeiro Prado Furtado e das equipes pedagógicas nas escolas.

Protagonismo Feminino

As alunas de 14 anos Gabriele Rodrigues da Silva Sogabe, da Emef Dosulina Chenque Chaves de Andrade, e Mariana da Silva Menezes Leal, da Emef Luiz Leite, tiveram seus projetos aprovados e foram algumas das representantes femininas empossadas como vereadoras mirins.

“Meu projeto trata da conciliadora social nas escolas, ela ficaria responsável por promover a saúde mental dentro das escolas para que os alunos possam se concentrar 100% nos estudos. Acho muito importante as mulheres participarem da política”, afirmou Gabriele. 

“Estou muito feliz em poder participar desta oportunidade, foi incrível vir aqui na Câmara, conversar com autoridades e vereadores, dar nossa visão e opinião. Esse projeto envolve todos com o protagonismo”, destaca.

Pensando na saúde mental e no bom convívio escolar, Gabriele é autora do projeto “Conciliadora Social: promovendo saúde mental nas escolas de São José dos Campos”.

Tendo por base questões de saúde, educação e direitos humanos, Mariana é autora do projeto “Foco no fluxo” com ações contra pobreza menstrual que afasta meninas das escolas. 

“Meu projeto propõe disponibilizar caixas com absorventes íntimos nas escolas e incentivar o empoderamento das mulheres para que todas tenham dignidade menstrual, sejam consideradas e respeitadas. Estou feliz e me sinto motivada a continuar com o projeto na minha escola, acompanhar e participar”, disse Mariana. 

Vozes e sonhos 

Lucas Izidio da Silva, 15 anos, da Emef Profª Elza Regina Ferreira Bevilacqua, pensou em oferecer mais oportunidades à comunidade com as escolas públicas abertas durante finais de semana com atividades culturais e esportivas com o projeto “Escola 360”.

“Minha proposta é um pacote de atividades diversas, como cursos de linguas e esportes nas escolas aos finais de semana e feriados. Acho importante participarmos destes projetos, pois daqui do nosso meio podem sair os futuros prefeitos, deputados, senadores e líderes em um futuro próximo”, disse o aluno, que também leu o juramento de posse durante a sessão. 

Para a professora Amanda Menconi, que representou os professores da rede municipal, o momento foi importante para “debater sobre a cidade que queremos e falar sobre os sonhos e vozes dos alunos, que merecem ser ouvidos”. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×