Asfalto no Portal do Céu, Santa Rita e Santa Lúcia anima morador
31/03/2021 18:33
Urbam conclui nesta quarta-feira obra de pavimentação das ruas do bairro Portal do Céu. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 31-03-2021
Asfalto garante mais qualidade de vida aos moradores do Portal do Céu, Santa Rita e Santa Lúcia - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ana Lúcia Abranches
Urbam

A antiga realidade de pó e lama nas 19 ruas dos bairros Portal do Céu, Santa Rita e Santa Lúcia, na região leste de São José dos Campos, ficou no passado. Os moradores comemoram a chegada do asfalto e a transformação dos bairros com a entrega das obras nesta quarta-feira (31). A Urbam (Urbanizadora Municipal) foi responsável pela reforma necessária: terraplanagem, drenagem e pavimentação das ruas. A Prefeitura de São José investiu mais de R$ 3,8 milhões nas obras.

Antes, havia asfalto apenas em duas milhas do corredor de ônibus do Portal do Céu. Após a conclusão dos trabalhos, as ruas agora contam com asfalto melhorada a qualidade de vida das pessoas.

A moradora do Portal do Céu, Maria Regina Borges, lembra que antigamente atolava os pés no barro nas ladeiras. Em época de chuvas ela necessária sair com sacolas de plástico amarradas nos sapatos. “Era pó ou lama. Agora ficou um paraíso.”

Juvenal Pedro dos Santos, morador do bairro Santa Lúcia, elogiou a qualidade da obra. “Ficou bom demais.”

Também moradora do Santa Lúcia, Carmelita Brito se animou a construir uma calçada da casa depois que o asfalto virou realidade. "Decidi porque a rua está bonita. Agora fica tudo bonito e cuidado.” Ela lembra da situação precária das ruas. “Era só lama. Ninguém andava aqui não.”

Para as equipes da Urbam, a alegria também é enorme. A obra teve várias interferências que dependeram de outras empresas como a Sabesp e a Transpetro para uma conclusão. “Foi um desafio. Estamos contentes com o resultado e por melhorar a qualidade de vida dos moradores ”, ressalta o engenheiro responsável pela obra, Aristides Spegiorin.

As melhorias foram viabilizadas após a Prefeitura de São José firmar uma parceria com a comunidade. O município ficou responsável pela obra de pavimentação. Os moradores, pela execução das calçadas.

Esses serviços só foram possíveis após a conclusão do processo de regularização fundiária.