Parque Santa Júlia recebe restauração florestal
18/03/2021 17:55
Obras do Parque Linear Santa Júlia na região Sudeste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-11-2020
Área do futuro Parque Santa Júlia, que está localizado em uma área de 8,59 hectares - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O mais novo parque municipal de São José dos Campos está recebendo mais investimentos e se tornando realidade. A partir desta segunda-feira (22), o Parque Santa Júlia, localizado na região sudeste, começa a receber a restauração florestal com o plantio de 13 mil mudas nativas do Cerrado. A iniciativa está no Plano de Gestão 2021/2024.

O parque está localizado em uma área de 8,59 hectares. A restauração florestal, que se dará ao longo de 48 meses, promoverá a conectividade com outros fragmentos remanescentes da vegetação de Cerrado e faz parte de uma contrapartida ambiental de TCRAs (Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental) firmados pela Prefeitura junto a Cestesb entre 2017 e 2020.

O novo parque receberá ainda a implantação de dois pomares de frutas nativas que integram o projeto Pomares Nativos e Educativos, também previstos no Plano de Gestão 2021/2024. A restauração irá preservar as nascentes que formam o lago do Parque Santa Júlia.

Iniciativa inédita

A iniciativa de compensação é inédita, pois reúne em uma única área, a compensação ambiental efetivada em uma única vez, referente a nove Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental firmados pela Prefeitura nos últimos quatro anos.

A primeira fase do projeto já está em execução para urbanização de um trecho de 7.469,37metros quadrados onde já está sendo construído um mirante de 140 metros quadrados executado em madeira ecológica, playground, passeios, acessos, e duas novidades: rampa de escalada e grandes tobogãs para crianças, aproveitando a declividade do terreno.

Também estão sendo executados no local paisagismo, incremento de iluminação da área e a construção de uma ciclovia.

A urbanização desta primeira fase promove a conexão da população com a natureza e gera atividades para grupos variados da comunidade.