GCM ajuda população na luta contra a covid em São José
25/06/2021 15:05
GCM ajuda na vacinação contra a covid-19
Desde janeiro, todas as doses da vacina contra a covid-19 são transportadas pela GCM; trabalho que ajuda a preservar vidas - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Às 4h30, quando o sol ainda não nasceu, eles já estão acordados e preparados para cumprir uma nobre missão que tem hora para começar, mas que nunca sabem quando terminará.

Desde janeiro, quando foi aplicada a primeira dose contra a covid-19 em São José dos Campos, cumprem até 14 horas de jornada diária, de segunda a sexta-feira, mas não reclamam de cansaço.

Toda esta dedicação é recompensada quando, às 8h, começa a imunização nas unidades de saúde de São José dos Campos. Às 17h, recolhem as doses não aplicadas, recomeçando todo o processo no dia seguinte.

O trabalho contínuo dos guardas civis municipais na escolta e transporte das vacinas engrossa as fileiras da força-tarefa desempenhada com abnegação e amor ao próximo pelos profissionais da saúde na luta árdua contra o coronavírus.

GCMs Danilo e Thomás, unidos na luta contra a covid em São José

Dever cumprido

São José já ultrapassou a marca de 392 mil pessoas imunizadas em cinco meses. Número expressivo que enche de orgulho e motiva ainda mais os guardas para continuarem desempenhando esta nobre missão.

"É uma missão diferente da que desempenhamos em nosso trabalho, mas que é muito nobre e gratificante. Junto com os demais profissionais empenhados na luta contra a covid, estamos ajudando a preservar vidas", disse Danilo Marques da Silva, que tem 34 anos e é guarda civil municipal há 10.

"Não transportamos apenas vacinas, mas também esperança de dias melhores. Cada joseense imunizado é uma vitória para nós. É muito bom saber que estamos contribuindo com a comunidade em um momento tão importante", afirmou o GCM Thomás José do Prado Simões, que tem 32 anos e atua na corporação há 6.

A esperança de dias melhores e de interrupção da espiral de mortes e contaminações causadas pelo coronavírus há mais de um ano em todo o mundo têm dado ainda mais ânimo aos guardas.

Danilo, Thomás e seus colegas de corporação sabem que a união de forças tem feito a diferença na luta para vencer a covid. Afinal, em São José saúde e segurança andam de mãos dadas.