Produções do Centro de Inovação agradam pais e alunos
Atualizado em 15/06/2021 - 18:37
Qualidade dos materiais desenvolvidos pelo Cite agrada pais e alunos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 31-05-2021
A educação municipal passa por transformação por meio dos investimentos em Inovação e com o trabalho diário de milhares de servidores - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A escola tradicional que conhecemos, com giz, lousa, professor em sala de aula cercado por alunos, teve seu início registrado no século 19. Desde então, avançou com mudanças e até hoje carrega algumas de suas características.

Se até poucos anos atrás os celulares não eram considerados na escola, hoje são ferramentas de ensino e, juntamente com computadores, vídeos, aplicativos, livros digitais, lousas interativas, projeções 3D e outras tecnologias, fazem toda a diferença no trabalho dos educadores.

Em São José dos Campos, a rede de ensino municipal conta com cerca de 6 mil profissionais que, diariamente, se dedicam nas mais de 160 escolas, espaços e na Secretaria de Educação e Cidadania, em prol do melhor ensino para os alunos.

Elogio no 156

O ensino híbrido se torna uma realidade mais acessível na rede municipal e toda inovação tem agradado pais e alunos. Manuella Correa tem dois filhos em escolas da cidade e se diz satisfeita com as aulas e atividades recebidas pelos meninos, tanto que resolveu registrar seu elogio no 156 da Prefeitura.

“Quando precisam, as pessoas reclamam, mas acho importante elogiar e reconhecer, por isso liguei no 156. Tenho me surpreendido pelo lado bom, as aulas são totalmente voltadas às idades deles, no Infantil os vídeos das professoras são ótimos”, diz

A mãe do Luís Miguel Marcondes Correa, 5 anos, aluno da Emei Profº José Sodero Bitencourt, e do Samuel Marcondes Correa, 11 anos, da Emef Profª Norma de Conti Simão, reconhece a importância do trabalho dos educadores especialmente neste momento de pandemia.

“Meus filhos gostam e se adaptaram tanto no presencial quanto no online, o sistema funciona e meu elogio é de coração, conto até para meus parentes que moram em outra cidade. Como mãe me sinto aliviada e feliz ao ver a qualidade do que é oferecido aos alunos, só tenho a agradecer a todos que se dedicam pelo melhor para nossas crianças”, afirma.

Para Samuel, “as aulas são divertidas e muito legais”. “Eu gosto de acompanhar no computador e lá na escola também, agora estou entendendo todas as matérias”, diz.

Transformação na Educação

Por trás de cada aula, atividade e novidade lançada para as escolas, há horas de dedicação, pesquisas, estudos, testes, ajustes e trabalho. Alguns dos educadores que fazem parte do processo de transformação da Educação no município se reúnem diariamente no Centro de Inovação.

As aulas de Educação Física acontecem por meio de lives, contando com a interação dos estudantes. “Pesquisamos e produzimos materiais, que têm base teórica e, com as lives, acontece a prática. Pelo chat, os alunos interagem, postam e participam. É tudo novo para todo mundo, a gente se adapta e aprende junto”, conta a professora Joelma Gabriel da Rocha.

Selma Monteiro é professora da Educação Infantil e usa o dom do canto para encantar e ensinar os pequenos. Ela teve a parceria do professor Gilberto Vieira, que leciona Matemática para os anos finais, com uma apresentação de sobre cantigas para bebês, em vídeo disponível no Youtube.

As aulas de História são ainda mais instigantes, com experiências imersivas, como o aplicativo de ambiente virtual em 360º.

“Trazemos ferramentas novas para as aulas, é um desafio que tem sido bacana para todos. Usamos um aplicativo para experiência imersiva quando estávamos falando de povos indígenas da região, foi uma experiência mais interessante para os alunos, com ícones e imagens além dos textos”, conta o professor Fábio Leite.

Você sabia?

- O Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais) da Prefeitura de São José produz semanalmente em torno de 460 links para acesso a diversos materiais.

- Todas os estudantes da rede municipal podem acessar os conteúdos, são cerca de 70 mil alunos matriculados nas 161 escolas.

- Ferramentas Google educacional: foram criadas cerca de 4 mil contas educacionais para professores e cerca de 38 mil contas para alunos (Ensino Fundamental).

- Até 10 mil chips de internet poderão ser distribuídos para os estudantes que mais precisam para acesso às atividades educacionais, a distribuição já acontece nas escolas.

- Todo conteúdo é disponibilizado no portal edusjc. Cada aluno recebeu um e-mail institucional para acessar os conteúdos e atividades do Cite e de sua escola, com recursos audiovisuais e muito mais. Confira!