Patrulhamento com bicicletas une gerações na GCM
02/06/2021 10:10
Capacitação para patrulhamento comunitário da GCM com bicicletas
Patrulhamento comunitário da GCM com bicicletas aproximará ainda mais a corporação dos munícipes - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Novo modelo de patrulhamento comunitário da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos, as bicicletas vão propiciar a união de gerações dentro da corporação.

Aos 61 anos e com 29 de serviços prestados à população, Edson de Souza Chagas já fez de tudo na Guarda. Agora, está motivado para a nova experiência.

Jovial e com um histórico de exercícios físicos e boa alimentação ao longo da vida, ele não aparenta a idade que tem. Ao revelá-la diante dos colegas mais novos, causou espanto e recebeu elogios.

"Graças a Deus estou bem aos 61 anos. Já fiz muita coisa na GCM e todo novo desafio é um estímulo. Estou muito motivado para ajudar a população mais uma vez, agora no patrulhamento com bicicletas", afirmou Chagas.

Ele terá a companhia de outros cinco guardas com idades variadas. O mais novo, Gustavo Cruz, tem 23 anos e é da turma de 2019, a mais recente da GCM.

"Sempre gostei de andar de bicicleta. Com este novo modelo, conseguiremos agregar valor, prestando um serviço rápido e eficiente aos munícipes".

Capacitação

Chagas, Cruz e os outros quatro guardas que começarão o patrulhamento comunitário com bicicletas na próxima segunda-feira (7) participaram de capacitação nesta terça-feira (1º) no Parque da Cidade.

As instruções foram dadas por policiais militares do 1º BPMI (Batalhão de Policiamento Militar).

"O patrulhamento comunitário com bicicletas, que a Polícia Militar já faz e agora será implantado pela GCM, permite mais agilidade e um contato mais próximo com a população", disse o instrutor da capacitação, o cabo Elói Soares, 44 anos.

"Não tenho dúvida de que este novo trabalho da GCM será bem-sucedido e será um grande ganho para a população de São José", completou.

Cruz e Chagas: duas gerações a serviço da população de São José

Mais segurança

O novo modelo será implementado pela GCM nas principais avenidas, praças e parques de São José com o objetivo de garantir mais segurança aos comerciantes, trabalhadores e munícipes.

Permitirá mais agilidade e mobilidade nas rondas e ações preventivas e assegurará maior proximidade com os comerciantes e munícipes para aprimorar ainda mais o serviço prestado pela corporação diariamente à população.

O patrulhamento com bicicletas reforçará o trabalho preventivo que já é realizado em todas as regiões da cidade nas vias e equipamentos públicos com viaturas, motocicletas e ônibus de videomonitoramento.

A consolidação e ampliação das ações do programa São José Unida e da Atividade Delegada integram o Plano de Gestão 2021-2024.

Modernização da GCM

Desde 2017, a Guarda Civil Municipal passou por um processo acelerado de recuperação e melhoria de sua infraestrutura e de capacitação de seus profissionais.

A GCM foi equipada com 30 carros elétricos e 100 novos agentes foram contratados.

Também foram adquiridos novos fardamentos, armas e coletes à prova de balas, microcâmeras para utilização nos uniformes, drone, veículos, motos e tablets para melhoria constante do serviço prestado à população.