Prefeitura conclui a instalação de mais dois paraciclos na cidade
30/07/2021 15:07
Mobilidade Urbana
A atual Administração Municipal tem investido em mobilidade sustentável - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, nesta quinta-feira (29), a implantação de paraciclos – estacionamento para bicicletas – nos bairros Jardim Nova América e Jardim Esplanada 2, ambos no Centro. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 para ampliar a capacidade de estações para os ciclistas.

Os paraciclos foram instalados na Praça Floripes Bicudo Martins e na Avenida Anchieta, próximo ao deck do Banhado. Nesta primeira etapa de ampliação foram instalados 10 paraciclos.

Além dos paraciclos instalados nesta semana, a Prefeitura já implantou os estacionamentos para bicicletas próximo ao Paço Municipal, Terminal Rodoviário Central e Procon, no Centro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte, no Poupatempo e na Praça Ulisses Guimarães, região oeste, próximo ao Hospital Regional, na região sul e próximo ao Teatrão, na região leste.

Cada paraciclo possui cinco estações para a guarda das bicicletas. Cada ciclista é o responsável pela segurança do equipamento, com o uso de corrente e cadeado próprio. Atualmente, a cidade conta com 57 paraciclos e a previsão é que outros 30 sejam implantados, 10 nesta primeira fase e outros 20 na segunda.

Mobilidade

A atual administração se preocupa com o meio ambiente e a saúde das pessoas e por isso tem investido em estrutura e educação para estimular a mobilidade ativa na cidade, com o uso de bicicletas e caminhadas para os deslocamentos. Em 2016, São José contava com 79 quilômetros de malha cicloviária. Atualmente são mais de 155 quilômetros, um aumento de quase 100%.