Idosos declaram amor a São José em comemoração aos 254 anos
Atualizado em 23/07/2021 - 11:25
A Prefeitura de São José dos Campos preparou várias atividades em comemoração aos 254 anos da cidade, entre elas uma série em vídeo de idosos declarando o amor que todo joseense nativo ou de coração carrega pela cidade
A Prefeitura preparou várias atividades em comemoração aos 254 anos da cidade. Entre elas, vídeos de idosos declarando o amor pela cidade - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos preparou várias atividades em comemoração aos 254 anos da cidade. Entre elas, uma série de vídeos de idosos das regiões leste, oeste, norte e sul declarando o amor que todo joseense nativo ou de coração carrega pela cidade.

Com o tema "São José na minha vida, meu bairro, minha história de amor pela cidade" , os vídeos serão veiculados nas páginas do Instagram e Facebook da Prefeitura.

Na região leste da cidade, Maria da Paz, 66 anos, contou que mudou de Minas Gerais para São José dos Campos em 1975. "Quando cheguei aqui parecia um sítio, não tinha mercado, hoje tem tudo. Está uma beleza, tudo que a gente precisa tem em São José”, disse.

Carioca, Maria José do Carmo Villar, 76 anos, conhecida por todos como Zezé, saiu do Rio de Janeiro com o esposo em 1979. A princípio, seriam só alguns anos mas, quando apareceu uma oportunidade de voltar para a terra natal, mais joseense do que carioca não pensou duas vezes. E, assim, o casal está no mesmo bairro e na mesma rua há 42 anos.

“Eu amo São José, gosto demais, não tenho vontade de mudar daqui”, disse dona Zezé.

Joseenses de coração

Na zona norte, Ana Imaculada da Silva, 65 anos, conheceu o município em 1974. A mineira, que chegou em busca de trabalho, percebeu logo que a região norte era o lugar ideal para constituir a família.

Quase cinco décadas depois, ela tem certeza. “Há 47 anos a cidade era bem pacata. Hoje, está mais bonita e ainda melhor”.

Figura conhecida das crianças joseense, o primeiro Papai Noel negro do Brasil mora na zona sul de São José dos Campos.

Com um sorriso digno do bom velhinho, Rubens Campolino, 73 anos, conta que veio para São José em 1977. Quando chegou no bairro Bosque dos Eucaliptos, a avenida Iguape era de terra batida e, claro, as ruas eram tomadas pelos eucaliptos. “ Já sou cidadão joseense. Como dizem, bom, bom mesmo é morar em São José. A cidade é maravilhosa, temos tudo”.

Casa do Idoso

São José dos Campos conta com quatro unidades da Casa do Idoso localizadas nas regiões norte, sul, leste e central. Desde o início da pandemia do coronavírus, as quatro unidades têm usado muita criatividade para continuar assistindo os idosos à distância.