Estado autoriza criação e manejo de abelhas sem ferrão
Atualizado em 26/02/2021 - 09:53
Resolução beneficia produtores de abelhas
A resolução do Governo do Estado vai incentivar a produção de mel de abelha sem ferrão - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Produtores de mel por meio das abelhas nativas sem ferrão obtiveram importante apoio para suas atividades com a oficialização Resolução SIMA Nº11/2021.

Esta recente Resolução do Governo do Estado cria a categoria de empreendimento de fauna silvestre: Meliponário.  A resolução também define os procedimentos para autorização de criação e manejo destas espécies nativas.

A regulamentação permite a criação para fins de educação ambiental, conservação das espécies e também o manejo reprodutivo dos insetos visando a comercialização de produtos como mel e própolis.

Manejo

As abelhas nativas sem ferrão são de fácil manejo por não serem agressivas. Elas cumprem papel fundamental para o meio ambiente e para a vida de uma forma geral, pois são espécies-chave na polinização, contribuindo com a biodiversidade. Assim, toda iniciativa e política pública que incentive a proteção dessas abelhas é muito bem-vinda.

Educação Ambiental

A resolução estadual fortalece o Programa Municipal “Abelhas Nativas Sem Ferrão”, criado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Departamento de Gestão Ambiental, da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade.

O Programa foi lançado em junho passado, durante a Semana do Meio Ambiente de 2020, com a implantação do Meliponário Burle Marx, no Centro de Referência em Educação Ambiental, no Parque da Cidade.

No local foram instaladas três caixas de abelhas jataí para compor o roteiro de visitas de estudantes e munícipes, dentro das atividades guiadas de educação ambiental promovidas pela Prefeitura.

O meliponário do Parque da Cidade é o primeiro do Vale do Paraíba, mantido por uma prefeitura.

Para o meliponicultor Reginaldo Silva, do Instituto Abepoli, o incentivo da Prefeitura em colaborar na divulgação do conhecimento da produção de mel com abelhas do tipo sem ferrão, é muito promissor e deve atrair cada vez mais interessados, em benefício da polinização e também comercial.

Um dos objetivos da Divisão de Educação Ambiental, que gere este programa, é conscientizar a população da importância destes polinizadores e mostrar que este tipo de abelha não oferece qualquer risco, pois não são agressivos e nem sequer têm ferrão.  As abelhas são exemplos de comunidades organizadas e prestam importante serviço ambiental, polinizando frutas, vegetais e flora em geral.

Em breve deverá ser iniciada a implantação de caixas de abelha sem ferrão em algumas regiões da cidade, contribuindo com outros programas relacionados à sustentabilidade como: Programa de Hortas Urbanas e Programa Pomares Nativos Educativos, que efetiva a ação prevista no Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado, biomas de ocorrência em São José dos Campos.

Atualmente, existem 10 escolas municipais que contam com caixas deste tipo de abelhas, sob a devida coordenação da Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria de Urbanização e Sustentabilidade.

Escolas e entidades que queiram conhecer ou apoiar o Programa Municipal “Abelhas Nativas Sem Ferrão” podem entrar em contato com a Divisão de Educação Ambiental pelo telefone: (12) 3922-3352.

Produtores e interessados em ingressar nesta produção podem entrar em contato com o Ponto Rural, que orientará sobre o cadastro estadual e questões relacionadas à comercialização de produtos e subprodutos derivados do manejo.

Ponto Rural: Tel. (12) 3911-6915