Abertura da Surdolimpíada reúne autoridades e atletas no Teatrão
Atualizado em 04/12/2021 - 16:43
Surdolimpíada Nacional no Teatrão
Pira olímpica sendo acesa no Teatrão para os quatro dia da Surdolimpíada; abertura também teve desfile das delegações e juramento de atletas e árbitros - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Surdolimpíada Nacional 2021 foi aberta na manhã deste sábado (4) em solenidade que reuniu cerca de 700 surdoatletas e autoridades no complexo do Teatrão, na Vila Industrial. A primeira dama do país, Michelle Bolsonaro, acompanhada do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, prestigiou a abertura do evento.

“É uma honra participar de um evento deste tão de perto. Este é um grande momento para a comunidade surda”, comentou ela, que é madrinha do evento. “Seguimos juntos no mesmo propósito”.

Todo o evento contou com tradução simultânea de Libras, a linguagem de sinais. Houve desfile das delegações representando os 18 estados brasileiros, juramento de atletas e árbitros, acendimento da pira e uma apresentação especial de um grupo de 27 alunos surdos e ouvintes da Emef Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi, do Jardim Jussara, com uma performance para mostrar a trajetória de luta e reconhecimento da língua de sinais na sociedade. A escola Ronconi é referência no ensino bilíngue da língua de sinais em São José dos Campos.

O secretário nacional de paradesporto, José Antônio Guedes Dantas, destacou a importância do evento como política pública de inclusão pelo esporte. “Eventos como esse servem de estratégia para atrair municípios e entidades, para que consigamos consolidar o paradesporto em nosso país, atraindo cada vez mais crianças e jovens”, disse.

A presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Kyosen, agradeceu o apoio federal, sem o qual não seria possível realizar um evento tão grandioso. Ela também agradeceu a Prefeitura de São José dos Campos e as autoridades municipais pelo apoio para realização da competição.

“Vocês viram como foi linda nossa cerimônia de abertura! Ela demonstrou a grandiosidade do desporto de surdos. Muito obrigada a todos os envolvidos neste grande evento”, discursou Diana.

Cerca de 700 surdoatletas disputam competição. Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Competição

Após a abertura foram realizados os primeiros jogos da modalidade de voleibol no Teatrão.

O evento acontece até o dia 7 de dezembro e as disputas contarão com a presença das seguintes delegações: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santos e Santa Catarina.

A transmissão dos jogos será feita no YouTube da CBDS.

Confira toda a programação na página do evento.

Locais de competições

Atletismo – Centro Poliesportivo João do Pulo

Badminton – Clube Orion

Basquete, judô, karatê, natação - ginásio da AESJ

Ciclismo de estrada – Parque Ribeirão Vermelho, Urbanova

Handebol – Centro Esportivo Vale do Sol

Mountain bike - Parque Alberto Simões

Tênis de mesa – Master Pong

Boliche – Vale Sul Shopping

Vôlei e xadrez – Teatrão

Vôlei de praia – Thermas do Vale


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×