Prefeitura reforça importância da vacinação contra a gripe
Atualizado em 19/04/2021 - 19:54
H1N1 Vacina na UBS J.das Indústrias
As crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos fazem parte do público-alvo da primeira etapa - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Saúde

Em tempos de pandemia, mesmo com a atenção das pessoas voltada para as vacinas contra a covid, a prevenção de outras doenças também precisa ser priorizada pela população.

Por este motivo, a 1ª fase da campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril e segue até 10 de maio. No entanto, o município tem registrado uma baixa procura pela vacina. Das 19.500 doses enviadas até o momento, apenas 3.139 foram aplicadas.

O público-alvo para esta primeira etapa da campanha inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores de saúde.

De acordo com o SAMS (Sistema de Atendimento Municipal de Saúde), 38.439 crianças e aproximadamente 31.000 profissionais de saúde foram vacinados na última campanha.

Por que tomar a vacina

Além de proteger à população contra uma doença que também pode levar à morte, a vacina contra a influenza é ainda mais fundamental neste momento por que reduz a incidência de síndromes respiratórias que se confundem com os sintomas da covid.

Estas síndromes também podem levar a internações, o que pode significar um risco maior aos pacientes neste período.

A vacina contra a influenza está disponível em todas as UBS e unidades Avançadas do município e pode ser aplicada das 12h às 17h.

As senhas para receber o imunizante começam a ser distribuídas às 12h.