CSI evita furto de nova câmera de vigilância na região norte
10/04/2021 16:31
Reunião do São José Unida e apresentação do CSI - Centro de  Segurança e  Inteligência no Parque Tecnológico. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 23-03-2021
O CSI, cujas câmeras monitoram toda a cidade com o objetivo de coibir a criminalidade - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) ajudaram a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar a prender em flagrante, na madrugada deste sábado (10), um suspeito de tentativa de furto de nova câmera de videomonitoramento instalada em rua da Vila Machado, na região norte de São José dos Campos.

Assim que os atos de vandalismo e tentativa de furto foram detectados, foram acionadas viaturas da GCM e da PM, o que resultou na detenção rápida do suspeito.

É mais uma demonstração da eficiência do CSI, que começou suas atividades nesta semana com mil novas câmeras com inteligência e reconhecimento facial instaladas em toda a cidade.

Como a Prefeitura comprou o pacote de serviços e não apenas as câmeras, o equipamento danificado na Vila Machado foi substituído já na manhã deste sábado, garantindo o restabelecimento rápido do videomonitoramento.

Investigações preliminares da Polícia e da GCM apontam que a tentativa de furto da nova câmera tinha como objetivo evitar a vigilância eletrônica no local.

O homem preso foi conduzido ao 1º DP (Distrito Policial), onde foi lavrado Boletim de Ocorrência por vandalismo, depredação do patrimônio público e tentativa de furto. Ele ficou detido, à disposição das autoridades policiais e da Justiça.

Com ele foram apreendidas uma escada, três esmerilheiras, três extensões elétricas, uma marreta, um rolo de corda, um alicate e três discos de cortes. Todos estes materiais estavam sendo utilizados na tentativa de furto da câmera.

Os outros três indivíduos que participaram da ação criminosa fugiram e ainda não foram localizados.

Mais segurança

A implantação do CSI nesta semana e a instalação de mil novas câmeras com inteligência e reconhecimento facial por toda a cidade integram o Plano de Gestão 2021-2024 e as ações do programa São José Unida.

O novo sistema de videomonitoramento nas ruas, praças e parques garantirá aumento da segurança e agilização das investigações criminais.

Com o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, a cidade registrou em 2019 e 2020 os menores índices de criminalidade dos últimos 19 anos.