Operação Pedestre conscientiza moradores na região sul
05/04/2021 18:10
Prefeitura realiza Operação Pedestre no Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos
Ação educativa incentiva uma boa relação entre os usuários da via - Foto: PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta segunda-feira (5) uma Operação Pedestre na Avenida Adonias da Silva, no Campo dos Alemães, na região sul da cidade. A ação integra o Programa Sinal de Gentileza e tem o objetivo de melhorar a relação entre os usuários das vias públicas.

Na operação, os agentes da mobilidade incentivam o gesto do programa, estendendo a mão para os motoristas indicando o desejo dos pedestres de atravessar. Os agentes também orientam os pedestres a sempre atravessarem na faixa e olharem para via e demais usuários antes da travessia.

“Há muitos acidentes porque os motoristas não respeitam as placas. A campanha é muito importante para a redução de acidentes”, conta Maria Silvana de Oliveira, de 52 anos e que há 40 anos mora no bairro.

O morador do Jardim Colonial, também na região sul, e ambientalista, Gilberto Machado Aureliano, de 59 anos, usa com frequência a ciclovia e a faixa de pedestre próximos ao local onde ocorreu a ação. “Acho a campanha importante para conscientização dos motoristas, pedestres e ciclistas”, diz.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, está investindo em campanhas educativas, como o Sinal de Gentileza, lançado em 2019.

Outras ações

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança, polícias rodoviárias Federal e Estadual, Bombeiros, Samu e Grau, para diversas ações em parceria como as blitze da Lei Seca e em bares da cidade.