Descrição de chapéu Coronavírus

Justiça permite que São José dos Campos deixe fase vermelha

Prefeitura argumentou que dado de ocupação de UTI para Covid permite menor restrição de atividades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 10
São Paulo

A Prefeitura de São José dos Campos (SP) conseguiu na Justiça se manter na fase laranja do Plano São Paulo contra o coronavírus, em vez da fase vermelha determinada pelo governo do estado, que seria mais restritiva.

O desembargador Jeferson Moreira de Carvalho acolheu a argumentação do município de que a ocupação dos leitos para a Covid-19 na cidade ainda não supera 75%, critério estabelecido no plano para a adoção de medidas mais restritivas.

Ele argumentou ainda que a Constituição concede aos municípios a competência para legislar sobre assuntos de interesse local.

A rodovia Dutra, na altura de São José dos Campos (SP)
A rodovia Dutra, na altura de São José dos Campos (SP) - Eduardo Anizelli - 11.out.2019/Folhapress

Na fase laranja, o comércio está liberado com protocolos e horários reduzidos. Na vermelha, há aval apenas para atividades consideradas essenciais, como supermercados, farmácias e escolas.

A inclusão de todo o estado na fase vermelha foi determinada pela gestão João Doria (PSDB) na quarta-feira (3) para tentar conter o avanço do coronavírus no estado.

Em vídeo, o prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSDB), disse que “a justiça foi feita” e que os números permitiriam que a cidade ficasse na fase amarela, mas que, por precaução, iria mantê-la na laranja. “Nós fizemos a lição de casa. Você, cidadão de São José, fez a lição de casa.”

Em novo decreto, ele aumentou as multas para atividades noturnas e estabelecimentos que promovam aglomeração.

Em primeira instância, o pleito da prefeitura para tirar o município da fase vermelha havia sido negado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

  • 10

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

CLAUDIO L ROCHA

6.mar.2021 às 13h49

Bolsonaro erra ao negar os efeitos da covid, se estivesse alertando a população para observar os procedimentos que a ciencia recomenda, e ao mesmo tempo estivesse denunciando a negligencia de partidos como psdb no governo de S.Paulo, que em mais de vinte anos no governo não criou novos leitos de UTI, ao contrario, fechou, privatizou ou terceirizou Hospitais publicos, não fizeram concurso publico, e entregou quase toda saude para as tais OS.s, com certeza bolsonaro subiria muito no conceito povo