Cidades da RMVale podem regredir para a fase laranja, a segunda fase mais restritiva de acordo com os critérios do Plano São Paulo. A reclassificação da flexibilização de atividades econômicas, deve ser anunciada pelo governador João Doria, durante uma coletiva de imprensa que acontecerá nessa sexta-feira (15).
A avaliação do estado leva em conta a evolução da doença, como o número de novos casos, óbitos e internações, além da capacidade do sistema de saúde para atendimento de pacientes como a taxa de ocupação de leitos de enfermaria e de UTI.
De acordo com os dados divulgados na página do Governo de SP, a região registrou um aumento no número de casos de covid, foram 381 nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes. Como está acima de 360, conforme tabela, se enquadra na fase laranja.
Veja abaixo.
Nossa equipe conversou com o secretário de Saúde de São José dos Campos, Danilo Stanzani, para avaliar o avanço da pandemia na RMVAle. Segundo ele, de acordo com o governo estadual, é utilizado o pior indicador entre os cinco, para classificar a região. Afirma ainda que com base no cenário atual da pandemia na RMVale, os municípios podem voltar para a fase laranja.
Ao ser questionado sobre como avalia o avanço da pandemia na RMVale, Danilo conclui que realmente estamos passando por uma situação preocupante.
“O crescimento do numero de casos não é relevante porque é dependente da capacidade de testagem. Hoje nós temos uma capacidade de testagem maior. Até os sem sintomas estão sendo testados. Mas o número de internações e numero de óbitos andam crescendo bastante. Na primeira semana epidemiológica de 2021 tivemos 287 novas internações. Entre outubro e novembro, nos tínhamos 60. Os óbitos haviam abaixado, mas voltaram a crescer.” Diz o secretário.
O que muda na fase laranja:
– Funcionamento de bares não serão permitidos;
– Comércios e shoppings podem funcionar, mas com ocupação limitada a 40% da capacidade do local e horário reduzido de 8 horas seguidas em todos os dias após às 6h e antes das 20h;
– Praças de alimentação podem funcionar de acordo com a categoria do estabelecimento;
– Salões de beleza e barbearias podem funcionar com ocupação limitada a 40% da capacidade do local e horário reduzido de 8 horas seguidas em todos os dias após às 6h e antes das 20h;
- Academias podem funcionar também com ocupação limitada a 40% da capacidade do local e horário reduzido de 8 horas seguidas em todos os dias após às 6h e antes das 20h, com agendamento prévio e hora marcada;
– Eventos e quaisquer atividades com aglomeração são suspensos.
Atualmente a região se encontra na fase amarela, onde a capacidade de ocupação dos estabelecimentos é de 40% e o funcionamento máximo é limitado a 10h por dia. Além disso, a restrição de atendimento presencial em bares deve ser até às 20h. Nos demais estabelecimentos, e o atendimento podem ser feito até 22h.
Leia também: São José deve começar vacinação contra Covid-19 na próxima quarta-feira
Chuvas em Ubatuba alteram cronograma das Escolas Municipais
Algumas unidades terão aulas suspensas nesta segunda-feira (7)
São José encerra 3ª fase da Olimpíada do Conhecimento
Resultados finais serão divulgados na quarta-feira (9)
PAT de São José abre mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (7)
Veja quais são as oportunidades
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.