Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 28 JUN 2020 - 12H53

Pesquisa aponta que cidades da RMVale precisam melhorar nível de transparência nas ações de combate à Covid-19

O estudo levou em consideração 34 itens em uma escala de 0 a 100 e três cidades da região aparecem entre as avaliadas

Arquivo/Meon
Arquivo/Meon
A classificação do estado é considerada ruim


Uma pesquisa feita pelo Observatório Social do Brasil sobre os gastos contra à Covid-19 revelou que três cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) precisam melhorar o nível de transparência.

O Observatório alega que a ideia do estudo surgiu com o intuito de demostrar a população o nível de transparência nas informações repassadas pelos municípios durante a pandemia

São José dos Campos, Jacareí e Pindamonhangaba foram as cidades da região avaliadas pela pesquisa. A classificação vai de 0, que significa péssimo, até 100, que significa ótimo.

Foram levados em conta 34 critérios, de acordo com um guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19.

O guia tem base na Transparência Internacional – Brasil e no TCU (Tribunal de Conta da União). São levados em conta critérios como valores gastos, edital, número de empresas que participaram da licitação, entre outros.

Os números da pesquisa sugerem que tanto as cidades quanto o estado precisam melhorar o nível de transparência.

Não foi divulgado um ranking com a colocação específica de cada cidade, mas se houvesse Jacareí ficaria a frente de São José dos Campos e Pindamonhangaba. Jacareí ficou com 76,6 pontos, o que a credencia no nível bom. Já São José (56,9) e Pinda (48,1) são classificadas como regulares.

No nível estadual, São Paulo é classificada como ruim, registrando apenas 27,8 pontos. O estado é o segundo pior do Brasil em termos de transparência, segundo a pesquisa. São Paulo está apenas atrás de Roraima, que soma 22,1 pontos.

As prefeituras das cidades citadas foram procuradas pela reportagem.

Por meio de nota, o secretário de Governo de Jacareí, Celso Florêncio, afirmou que “Nos momentos de crise, a transparência se faz ainda mais essencial na busca pela aplicação eficiente dos recursos públicos. Estamos aperfeiçoando, ainda mais, nosso portal para que o controle popular possa ser exercido de forma clara e objetiva”.

As prefeituras de São José dos Campos e Pindamonhangaba não se manifestaram até o encerramento desta reportagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Pesquisa aponta que cidades da RMVale precisam melhorar nível de transparência nas ações de combate à Covid-19

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.