Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Por G1 Vale do Paraíba e Região


Ala para atender pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal de São José dos Campos — Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Ala para atender pacientes com Covid-19 no Hospital Municipal de São José dos Campos — Foto: Claudio Vieira/PMSJC

São José dos Campos tem 114 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico do município divulgado nesta sexta-feira (5). Desse total, 53 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que corresponde a 46% das internações.

Entre os casos confirmados, são mais pacientes na UTI. Das 50 pessoas com teste positivo que estão internadas, são 30 na UTI (60%) e 20 na enfermaria (40%). Entre os casos suspeitos, a maioria está na enfermaria. Dos 64 pacientes suspeitos, 41 (64%) estão na enfermaria, enquanto 23 (36%) estão na UTI.

Até esta sexta-feira (5), São José dos Campos tinha 1.116 casos confirmados de coronavírus. Desse total, 739 estão recuperados (66,2%), 282 estão em isolamento domiciliar (25,2%), 50 estão internados (4,4%) e 45 morreram (4%).

A cidade está em um momento de reabertura, com a retomada do comércio e liberação parcial do Parque da Cidade. Cenas de aglomerações no Centro da cidade foram comuns durante a semana. O secretário do Centro de Contingência de Combate ao Coronavírus do Estado de São Paulo, João Gabbardo dos Reis, ressaltou que se houver piora nos indicadores as ações restritivas, como aumento da rigidez na quarentena, serão reforçadas.

INTERNAÇÕES POR COVID-19 EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

INTERNAÇÃO CONFIRMADOS SUSPEITOS
UTI 30 (21 em leito privado e 9 em leito público) 23 (15 em leito privado e 8 em leito público)
Enfermaria 20 (16 em leito privado e 4 em leito público) 41 (17 em leito privado e 24 em leito público)
TOTAL 50 64

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI em São José dos Campos aumentou nos últimos dias. No boletim da última sexta-feira (5), a taxa é de 67,17%. A ocupação de leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19 está em 55,17%.

São José dos Campos tem atualmente 132 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e 174 leitos exclusivos na enfermaria. A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI na cidade era de 26,66% na sexta, enquanto a taxa de ocupação geral dos leitos de enfermaria é de 6,78%.

A tempo médio que um paciente fica internado em São José dos Campos é de sete dias, segundo a Vigilância Epidemiológica do município. A média no entanto, é geral. Não há uma média específica do tempo de internação na Unidade de Terapia Intensiva.

Quadro

De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, foram traçados diferentes planos de ação para cada possível cenário da pandemia na cidade, que serão colocados em prática conforme a necessidade.

O município começou neste mês a construção de um hospital de retaguarda na Vila Industrial, zona leste da cidade, com previsão de ser entregue em 45 dias. Com ele, será possível atender mais pacientes, caso seja necessário. Após a pandemia, a intenção é que o local vire uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Obra do Hospital de Retaguarda em São José dos Campos — Foto: Charles de Moura/PMSJC

O Governo de São Paulo destaca que, além do Hospital Regional em São José dos Campos, o Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, pode receber pacientes das cidades do Vale do Paraíba.

No Hospital Regional de São José dos Campos, administrado pelo estado, são 29 leitos destinados aos casos de COVID-19, sendo 19 de enfermaria e dez de UTI. Até a última sexta-feira, a taxa de ocupação era de 60% na UTI. O Hospital Regional de Caraguatatuba tem 24 leitos reservados para coronavírus, sendo 14 de UTI e dez de enfermaria. A ocupação é de 71,4% na UTI e 10% na enfermaria.

Veja também

Mais do G1