Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Por G1 Vale do Paraíba e Região


Telhado da garagem foi destruído e uma sala condenada pela Defesa Civil — Foto: Pedro Melo/TV Vanguarda

Uma árvore caiu em cima de uma casa no Centro de São José dos Campos depois da chuva que atingiu a cidade na tarde desta quinta-feira (2). A queda destruiu o telhado da garagem e de um dos cômodos. A Defesa Civil condenou o espaço, que terá que ser demolido. Ninguém ficou ferido.

O dono do imóvel pedia a retirada da árvore há anos, e o último pedido feito à prefeitura foi em julho de 2019, como mostra uma reportagem do Link Vanguarda. À época, a prefeitura havia enviado uma nota alegando que no dia seguinte da exibição da reportagem, 22 de outubro, enviaria uma equipe para avaliar. Apesar disso, a árvore permaneceu no local até a tarde desta quinta, quando caiu.

A árvore ficava em frente a uma casa na avenida Névio Baracho e caiu por volta das 14h. No momento do acidente, estavam na casa os dois proprietários, um casal de idosos, o filho e dois netos.

Segundo Lucas Eras, filho dos proprietários, a família ouviu o barulho e, ao chegar na sala, viram o telhado caído. Ele conta que há dez anos eles e os moradores da rua solicitam à prefeitura uma análise na árvore, depois da queda de vários galhos.

A Defesa Civil esteve no imóvel e lacrou o cômodo atingido, uma sala de estar. Segundo os técnicos, os danos no telhado abalaram a estrutura e será necessário fazer a demolição do espaço. Funcionários da secretaria de manutenção da cidade estiveram no imóvel para a retirada da árvore.

Em nota, a prefeitura informou que está removendo o tronco que caiu e que será feita uma vistoria para avaliar a situação da árvore.

Atendimentos

Nesta sexta-feira (3) a prefeitura informou que foram registradas nove ocorrências de queda de troncos e galhos de árvores. Não há feridos.

Devido à erosão, a passarela Manoel Machado, na Vila Machado na região norte, foi interditada. Até a publicação da reportagem, equipes da prefeitura trabalhavam na manutenção.

Duas casas ficaram inundadas no Jardim do Lago, na zona sudeste. Em uma das residências a família precisou de atendimento do serviço social e recebeu colchões e cestas básicas. No Jardim São Leopoldo, na zona sudeste, houve queda de muro com interdição parcial do imóvel, mas sem necessidade de remoção das famílias.

Árvore caiu em cima de casa no Centro de São José dos Campos — Foto: Pedro Melo/TV Vanguarda

Veja também

Mais do G1