Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Por G1 Vale do Paraíba e Região


Paciente estava internado no Vivalle  — Foto: Divulgação

Paciente estava internado no Vivalle — Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica de São José dos Campos descartou a suspeita de coronavírus em um homem de 37 anos. Ele chegou a ser internado em um hospital particular da cidade com os sintomas da doença após retornar de uma viagem à China.

Os resultados dos exames do paciente foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Adolfo Lutz. As amostras biológicas do paciente apresentaram resultados negativos para o coronavírus. Além desse caso, São José dos Campos aguarda o resultado dos exames de uma mulher de 51 anos, que apresentou os sintomas da doença.

São José dos Campos não tem nenhum outro caso suspeito da doença.

Suspeitas

Os dois casos suspeitos de coronavírus em São José dos Campos foram revelados na última semana.

O homem, que teve a suspeita de coronavírus descartada, esteve na China de 8 a 24 de janeiro e procurou atendimento médico no Hospital Vivalle ao ter sintomas como tosse, coriza e fraqueza. Ele teve alta na manhã da última sexta-feira (31) após apresentar melhora.

O outro caso, ainda sob investigação, é o de uma mulher de 51 anos. Ela disse à equipe médica da Unimed que o marido retornou da China no fim de dezembro e, por causa dos sintomas, os médicos optaram pela internação e isolamento dela. Ela teve alta na quinta-feira (30).

De acordo com o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS), pacientes que apresentam quadro clínico estável, sem gravidade, não devem ficar internados. A recomendação é que eles sejam monitorados e fiquem em isolamento social até o desaparecimento dos sintomas. Isso implica em não sair de casa e evitar contatos com familiares e amigos.

A Vigilância Epidemiológica informou que os hospitais têm autonomia para dar alta médica aos pacientes e que orienta que, caso o paciente apresente melhora e evolução considerada satisfatória pelo médico, que pode ser liberado com recomendações de manter cuidado ou tratamento em casa.

Coronavírus no Brasil

O Brasil investiga 14 casos suspeitos do novo coronavírus, de acordo com o Ministério da Saúde. Nenhuma infecção foi confirmada. Desde o início do monitoramento do Ministério da Saúde, o Brasil já descartou ao todo 13 suspeitas.

Entre os 14 casos suspeitos, 11 deles estão passando pela etapa de testes para vírus comuns, como o influenza. Caso um vírus já conhecido no Brasil seja detectado, a chance de o paciente ter coronavírus é descartada.

Outros três casos já deram negativo para doenças comuns e, agora, estão em um teste específico apenas para o 2019 n-CoV.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia. Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

A epidemia do novo coronavírus já matou 426 pessoas na China, uma nas Filipinas e infectou mais de 20,4 mil em mais de 20 países.

Raio X do novo coronavírus - VALE ESTE — Foto: Amanda Paes e Cido Gonçalves/Arte G1

Veja também

Mais do G1