O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (22) a regressão para a fase vermelha, a mais restritiva do plano de contenção da pandemia do novo coronavírus, durante os feriados de Natal e do Ano Novo.
De acordo com o Governo Estadual, todas as regiões ficarão nesta fase durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. “A gente precisa lembrar que não estamos num momento de festas ou de aglomerações”, reforçou a secretaria de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen.
Na fase vermelha, é permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais, como padarias, supermercados e farmácias.
O governo teme um descontrole da pandemia após as festas de fim de ano, já que nas últimas quatro semanas São Paulo registrou um salto de 54% do número de casos e de 34% nos óbitos.
O índice de pessoas que se diz em quarentena caiu, neste mês, ao menor nível desde o início das medidas para conter a pandemia, em março.
No sábado (19), a taxa de isolamento social no estado foi de 40%. O patamar considerado razoável pelo governo é acima de 50%.
Desde de 30 de novembro, todo o estado está na fase amarela, a intermediária entre as cinco, após ter passado 45 dias na fase verde, que permite todas as atividades desde que cumpridos protocolos de higiene, distanciamento social e pequena restrição de horários.
Uma das principais preocupações do governo é com o rápido aumento de internações, especialmente depois de parte dos leitos reservados para casos de Covid-19 ter sido desmobilizada com o decréscimo de casos.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI na região metropolitana de São Paulo é uma das mais altas. A região, que já chegou a ter menos de 41% dos leitos ocupados, estava em 66,8% nesta segunda. Em todo o estado, a taxa é de 61,8%.
*com informações do FolhaPress
Previsão do tempo em São José nesta sexta-feira (23)
Dia começa com sol, mas deve ter pancadas de chuva à tarde e à noite
Defesa Civil alerta para frente fria e ventos fortes em São Sebastião
Rajadas podem alcançar até 50 km/h
Prefeitura de Pinda e PM tratam de operações estratégicas de segurança
Tolerância Zero é uma das ações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.