Como já anunciado pela Aquarius Life no dia 22 de novembro, a região do Jardim Aquarius é a que concentra a maior densidade de casos por km2 com potencial de transmissão da covid-19. É o que aponta o mapa desenvolvido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), parceiro da prefeitura de São José no enfrentamento da pandemia.
O mapa de transmissão monitorada considera os casos de covid-19 cujos primeiros sintomas datam dos últimos 14 dias. Considerando a última atualização das informações, em 2 de dezembro, constata-se uma maior concentração das transmissões monitoradas e ativas naquela região. Vale lembrar que o Aquarius tem 150 condomínios, com uma população de aproximadamente 26 mil pessoas, sem dizer no público flutante, pessoas que nao moram mas frequentam o bairro.
Para ter a notícia mais rápida, junte-se aos nossos grupos de avisos rápidos no Whatsapp.
Desde o dia 2 de outubro o Cemaden passou a produzir dois mapas que ilustram as áreas do município de São José dos Campos com potencial de transmissão ativa e de transmissão monitorada de casos de covid-19 registrados, considerando as datas de início de sintomas.
Ambos são atualizados às quartas e sextas-feiras e auxiliam na identificação dos locais do município que concentram as maiores densidades atuais de casos com potencial de transmissão. Especificamente, o mapa de transmissão ativa considera os casos de covid-19 cujos primeiros sintomas datam dos últimos 10 dias (para casos leves) e dos últimos 20 dias (para casos graves).
Conforme o boletim epidemiológico mais recente, o Aquarius é o 4º bairro da cidade com maior número de casos positivos da doença: 622 no total. Em 27 de novembro, identificou-se na região do Jardim Aquarius áreas de 250 metros com até 56 casos ativos e com potencial de transmissão ativa da covid-19.
E essa região vem se intensificando desde 20 de novembro. Outras regiões, como Floradas de São José, Parque Industrial, Altos de Santana, Residencial Mantiqueira e Jardim Ismênia apresentaram áreas com até 40 casos com potencial de transmissão ativa da covid-19.
Diante disso, a prefeitura está programando uma ação no Jardim Aquarius para orientar moradores sobre as medidas preventivas em relação à covid-19. Agentes da Vigilância Sanitária e do Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais irão visitar os prédios residenciais e comércio, divulgando informações e material educativo.
O objetivo é conscientizar sobre a importância de tomar os cuidados de higiene e distanciamento social a fim de diminuir a velocidade de propagação do novo coronavírus.
Primeira Resposta
Segue o link para quem não tem visão de RX para enxergar nesse que não amplia: http://sistemas.cemaden.gov.br/covid19/