Os bares e restaurantes puderam voltar às atividades nesta segunda-feira (10), em São José dos Campos. Os proprietários e empresários acreditam que a retomada vai ajudar muito na economia.
Para João Paulo Córdoba, dono do Bar do Coronal, a expectativa está grande para a retomada. “Acreditamos que as pessoas estão com saudade de sair e ter um pouco de lazer e isso nos favorecerá muito”. Ele disse que o movimento do primeiro dia foi muito bom, além do que era esperado. “Clientes estava bem ansiosos e animados por sair novamente. As pessoas já estavam bem cansadas de comer marmitex ou comida na caixa, né?”, completou.
Para garantir uma retomada consciente, Córdoba está trabalhando com um estoque mais reduzido. “Optamos por trabalhar com um menu reduzido nessas primeiras semanas de retomada”, conta.
O delivery e a retirada no balcão não estavam sendo suficiente para fechar as contas no fim do mês para os empresários, que fizeram diversos protestos em diferentes cidades da RMVale. “Necessitávamos do consumo no local para voltar a faturar de acordo com nosso porte. Além de tudo, para nós é importante às coisas reabrirem e a população perder o medo de sair de casa também”, ressaltou Córdoba.
O Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) diz que os empresários devem continuar com toda preocupação com os clientes e devem pensar nas normas de segurança para continuar avançando no Plano São Paulo. “A gente pede que todos os empresários cumpram as regras porque essa é a nossa maior ferramenta”, diz Antonio Ferreira Junior, presidente do Sinhores. “A importância é que depois de quatro meses e meio, nós vamos voltar a ter um aumento de faturamento e conseguir, talvez, respirar um pouco como empresa. A expectativa é essa”, completa.
Para todos os estabelecimentos, o funcionamento é apenas de segunda a sexta-feira, devendo ficar fechados aos sábados, domingos e feriados. No caso de bares e restaurantes, a abertura não poderá exceder 6 horas diárias, consecutivas ou não. Fica mantida a autorização para funcionamento do sistema drive-thru e delivery, não podendo o serviço no local ocorrer após às 21 horas. Pelo Plano SP, o setor poderá funcionar até às 22h somente após 14 dias consecutivos na fase amarela.
Praças de Alimentação
As praças de alimentação dos shoppings também puderam retornar na Fase Amarela. Desde segunda-feira (11), os centros comerciais de São José dos Campos estão recebendo clientes com toda segurança. Os locais estão adesivados com as regras para os clientes.
No shopping Jardim Oriente, os clientes foram recebidos com todas orientações. O centro de compras reforçou o distanciamento das mesas e deixou claro o distanciamento social através dos adesivos.
O Center Vale Shopping também recebeu os clientes seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos no decreto municipal.
Regras
As principais regras são as seguintes: utilização de máscara descartável ou de tecido por todos os funcionários e clientes, disponibilização de frasco com álcool em gel 70% (dispenser) na entrada e saída do estabelecimento, higienização frequente ou proteção para facilitar a higienização das superfícies de toques – como máquinas de cartão e telefones –, limpeza e desinfecção frequente dos sistemas de ar-condicionado, garantia de circulação de ar – com pelo menos uma porta ou janela abertas.
Preferencialmente, os estabelecimentos devem dispor de proteção de vidro ou policarbonato para separar funcionários de clientes nos caixas e guichês. A recomendação é para que funcionários e proprietários com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com doenças crônicas não trabalhem no local.
Para bares, restaurantes e praças de alimentação, as regras específicas incluem a distância de 2 metros entre as mesas, que devem ter no máximo seis lugares, e o atendimento limitado a 40% da capacidade máxima do local. Os estabelecimentos devem servir apenas prato feito ou à la carte. Ficam proibidas as opções de self service, rodízio, mesa bistrô e consumo no balcão. Está autorizada a utilização de área externa ou ao ar livre e da calçada, desde que mantida a distância mínima de 1,10 metro para o trânsito livre e seguro de pedestres.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.