publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Operação Verão tem ações de prevenção nos meses de chuva em São José

Encontro realizado pela Prefeitura, em dezembro, com representantes de instituições de segurança, empresas e concessionárias de serviço público, onde foi apresentado o Plano Preventivo de Defesa Civil. (Foto: Divulgação/PMSJC)

A Defesa Civil de São José dos Campos está intensificando a Operação Verão, com ações de prevenção no intuito de preservar vidas e reduzir danos materiais e ambientais provocados pela chuva, como enchentes e deslizamentos, comum entre os meses de dezembro a março.

Para isso, equipes formadas pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, voluntários das comunidades e órgãos de defesa estaduais e municipais, como as secretarias de Manutenção da Cidade, Mobilidade Urbana, Apoio Social e Proteção ao Cidadão, além de Habitação e Obras têm traçado planos de atuação em casos de emergências.

Neste período são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, de forma a prevenir e abrandar os impactos associados aos eventos típicos de época chuvosa. A ação irá até o dia 31 de março do próximo ano.

Em São José, equipes de funcionários e voluntários da Defesa Civil estão prontas para monitorar e atuar em situações de risco. Ao todo são 10 pluviômetros instalados em diversos bairros –Jardim Santa Matilde, Altos de Santana, Bairro dos Freitas, Aeroporto, Flamboyant, Rio Cumprido, Vila Paiva, Jardim Jussara, Buquirinha e Chácara Boa Vista.

Os aparelhos medem a quantidade de chuva. A medição do nível de chuva é diária e o índice acumulado é calculado com base nos três últimos dias. No município, a Defesa Civil registrou na quinta-feira (28), 123 mm de chuva (o acumulado nas últimas 72 horas). Para o mês de dezembro, o esperado é de 250 mm.

Operação

O trabalho será focado no acompanhamento da previsão meteorológica, monitoramento dos índices pluviométricos e vistorias técnicas em áreas que passam por estudos geotécnicos, além de contar com a ferramenta de sistema de alerta via SMS, lançada no último mês pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo. O cadastramento pode ser feito a qualquer tempo, basta a pessoa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP (Código de Endereçamento Postal) de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.

Segundo a Defesa Civil do Estado, os alertas são curtos, com até 160 caracteres, e visam informar sobre um possível risco. O serviço foi lançado no final de novembro. A vantagem do SMS é que ele é acessível nos celulares mais simples, sem necessidade de smartphones ou pacote de dados. Por isso, seu alcance é potencialmente maior.

𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒  

Compartilhamento

Encontro realizado pela Prefeitura, em dezembro, com representantes de instituições de segurança, empresas e concessionárias de serviço público, foi apresentado o Plano Preventivo de Defesa Civil. O evento foi organizado com o objetivo de unir e preparar os órgãos de atendimento de emergências para que possam atuar em apoio à Defesa Civil. Participaram do encontro representantes da Sabesp, Comgás, EDP Bandeirante, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, além de representantes das secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Manutenção da Cidade.

A Defesa Civil apresentou a primeira fase do trabalho realizado no município como o desassoreamento, limpeza de córregos e manutenção em bueiros como serviços preventivos realizados pela Prefeitura.

O trabalho de conscientização junto à população também está sendo feito por meio da criação de Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil), na zona leste, e no distrito São Francisco Xavier.

As equipes formadas por voluntários, incluindo das próprias comunidades e agentes da Prefeitura passaram por treinamentos práticos. A Defesa Civil não funciona só como coordenadora, mas sim como sistema integrado com empresas, comunidade e órgãos de segurança.

Emergência

Em caso de ocorrências, o acionamento à Defesa Civil em São José pode ser feito pelo telefone 190, que funciona 24 horas.

Botão Voltar ao topo