
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil emitiram alertas de chuva de intensidade de moderada a forte a partir da noite desta sexta-feira (17) no Vale e região. Segundo os órgãos, há risco de alagamentos, deslizamentos de terra e agitação do mar no litoral norte de São Paulo.
Os eventos, no último fim de semana do verão, podem ser causados por uma mudança no tempo, com a chegada de uma frente fria à região, que deve deixar o tempo instável pelo menos até domingo (19).
A Defesa Civil no litoral, onde enchentes atingiram ao menos dez bairros e deixaram desalojados em Caraguá e colocaram São Sebastião em estado de atenção nesta semana, informou que está mobilizada para antecipar possíveis ocorrências e evitar desastres.
De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), o maior acumulado do fim de semana deve ser na madrugada deste sábado (25) - são esperados 100 milímetros de chuva.
Nas últimas 18 horas, em Ilhabela e São Sebastião, por exemplo, já choveu 40 milímetros. Em Ubatuba, na região próxima a Paraty (RJ), já choveu 87 milímetros no mesmo período.

chuvas (Foto: Prefeitura São Sebastião/André Santos)
Média histórica
Na primeira quinzena deste mês já superaram a média histórica em algumas cidades da região. Até a última quarta-feira (15), o acumulado de chuva quase dobrou em relação ao esperado para o mês.
Em Caraguatatuba choveu 408 milímetros e a média histórica é de 240 milímetros, segundo o Cptec. Em Ilhabela e São Sebastião os acumulados chegaram a 248 milímetros e 316 milímetros, , onde a expectativa era de 240 milímetros.
"Em Ubatuba, em todo mês, esperávamos quye chovesse 321 milímetros, mas já choveu 363 milímetros. O volume de chuva neste mês já foi considerável e vai continuar chovendo", disse Marcos Viana, meteorologista do Cptec.