Por Meon Em RMVale

Hospital Municipal de São José realiza primeiro parto dentro da água

Mães atendidas na rede pública de saúde podem optar pelo parto natural

Parto dentro da água em banheira do Hospital Municipal de São José dos Campos Foto Divulgação PMSJC

A gestante J.X.M., de 28 anos, dá a luz Pedro em parto natural feito na banheira Hospital Municipal de São José dos Campos 

Foto: Divulgação?PMSJC

O Hospital Municipal de São José dos Campos registrou na última quinta-feira (7) o primeiro parto feito na água. O  menino Pedro nasceu de forma natural na banheira do novo centro obstétrico do hospital, inaugurado na quarta-feira.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a principal vantagem do parto na água é a diminuição da dor e a possibilidade de realizar um parto mais natural e menos traumático para a mãe e para o bebê. 

A banheira foi inaugurada por uma gestante de 28 anos que solicitou à equipe de enfermagem para realizar o parto natural. 

“Quando soube dessa opção, quis experimentar, porque tinha o sonho de parir na água. Durante o trabalho de parto estava muito doloroso, mas percebi que as contrações aliviaram muito quando fui para a banheira. O bebê demorou para nascer, mas o corpo relaxou e foi tudo natural”, disse a mãe J.X.M. , em nota divulgada pela assessoria de imprensa da prefeitura.

Para a equipe de atendimento do hospital, a primeira experiência de parto em leito PPP (pré-parto, parto, puerpério) e na banheira transcorreu com muita tranquilidade. 

Novo Centro Obstétrico do Hospital Municipal de São José dos Campos Foto Claudio Vieira Divulgação PMSJC.jpg

O novo centro obstétrico do Hospital Municipal de São José dos Campos, que conta com 14 leitos de pré-parto e 4 salas de parto

Foto: Divulgação/Claudio Vieira/PMSJC



Novas instalações
Após a ampliação, o Centro Obstétrico do Hospital Municipal passou a contar com 14 leitos de pré-parto, 5 salas de parto normal PPP (pré-parto/parto/puerpério), sendo 1 quarto com banheira e 3 salas exclusivas de cesárea. Com isso, estão sendo incrementadas práticas alternativas para alívio da dor, com a utilização da água, massagens e técnicas de cromoterapia.

Também foi criado um serviço dedicado de analgesia para alívio da dor de parto. O modelo também possibilita o acompanhamento integral do acompanhante ao trabalho de parto da mulher.

O investimento da Prefeitura no HM para garantir a ampliação do atendimento obstétrico foi de R$ 1 milhão, recurso utilizado na reforma de alguns espaços e aquisição de equipamentos.

Foi criada também uma nova ala de Pronto Atendimento Obstétrico, com 2 consultórios, 1 sala de classificação de risco, sala de ultrassom, sala de espera para exames e 2 sanitários. O espaço ficou mais próximo da recepção do Pronto Socorro, facilitando o acesso e o acolhimento das gestantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Hospital Municipal de São José realiza primeiro parto dentro da água

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.