Assistência a gestante e ao aleitamento materno
Criado em 02 de Setembro de 1994, tem como objetivo diminuir a taxa de mortalidade materno-infantil, através do apoio às políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno durante o pré- natal, promovendo assistência ao pré-natal de médio risco e as mulheres com dificuldades de amamentação, bem como acompanhamento dos bebês de risco. Além de atuar como centro de formação no manejo da amamentação para profissionais da rede pública e privada. Ao longo dos anos ocorreu uma ampliação da assistência e atualmente a Unidade Casulo representa um serviço especializado para os serviços abaixo descritos.
Munícipes de São José dos Campos e para atendimento de Anemia Falciforme somos referência para o Vale do Paríba e Litoral Norte.
Pré Natal e Centro de Lactação: Munícipe com cadastro ativo no sistema SAMS (CRA), cartão SUS e documento com foto.
Ambulatório para triagem Neonatal: quando o resultado do teste de pezinho apresenta alguma alteração o bebê é encaminhado ao serviço de referência para uma dessas doenças.
Acolhimento e atendimento
Pré Natal até 30 (trinta) dias sendo que casos com priorização é realizado consulta de acolhimento imediato pela enfermeira obstetra/obstetriz. Centro de Lactação – se não conseguir atendimento no dia é agendado para o dia seguinte no máximo. Ambulatório de Triagem Nenonatal, agendado consulta para próxima semana após o envio do resultado alterado.
PRÉ NATAL: encaminhamento feito pelas UBS- mulheres que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo protocolo do Núcleo de Saúde da Mulher
CENTRO DE LACTAÇÃO: não necessita de encaminhamento, ir diretamente à Unidade do Casulo- mães e bebês com dificuldades na amamentação, orientação de retorno ao trabalho, cuidados para extração e armazenamento do leite materno.
AMBULATÓRIO DE TRIAGEM NEONATAL: encaminhamento feito pelo Instituto João Clemente (realiza o teste do pezinho) quando há alteração no teste do pezinho- assistência ao hipotireoidismo congênito e hemoglobinopatias e logística de encaminhamento de filtros e laudos do teste de pezinho. Sendo referência para assistência a anemia falciforme da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Polo de aplicação da Imunoglobulina Palivizumabe: conforme liberação do processo pelo NAF, aplicação feita anualmente para bebês de 0 a até 2 anos no período de março a julho.
USG MORFOLÓGICO- encaminhamento feito pelas UBS- após triagem dos pedidos realizados pelo médico ginecologista/obstetra é feito agendamento dentro do período necessário conforme protocolo SS.
MASTOLOGISTA – encaminhamento feito pelas UBS – atendimento da especialidade de mastologia referenciado pela rede.
Contato com a unidade
Manifestação acerca da prestação de serviços públicos pode ser dirigida à Ouvidoria da Saúde
O conceito de tempo de espera é baseado em parâmetros clinicamente sustentados.
Secretaria de Saúde - Departamento de Atenção Secundária a Saúde