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Carta de Serviços

Cidadãos / Saúde / Unidades de Atendimento /
CAPS Sul

O que é?

Centro de Atenção Psicossocial em Saúde Mental.

Criado em 13 de setembro de 2003 um serviço referência para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida o início do seu funcionamento. Atende a região sul município com aproximadamente 230.000 habitantes, sendo referência dos serviços de saúde mental da sua área de abrangência. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.  

Ao longo dos anos ocorreu ampliação do atendimento com mudança de local e ampliação da equipe que desenvolve  as seguintes atividades:

  1. Acolhimento individualizado, avaliação da família, realização de anamnese e construção de projeto terapêutico individualizado;
  2. Avaliação médica psiquiátrica;
  3. Inserção nos grupos terapêuticos de acordo com a necessidade de cada indivíduo em consonância com o projeto terapêutico;
  4. Atendimento psicológico individual ou em grupo;
  5. Encaminhamento para internação em hospital geral, hospital psiquiátrico caso necessário;
  6. Acompanhamento do paciente em internação para retorno da continuidade do tratamento no pós-alta.

Para quem é o serviço?

Pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, maior de 18 anos

Do que precisa?

Munícipe com cadastro ativo no sistema de saúde da Prefeitura Municipal de São José de Saúde (CRA), documento de identificação encaminhamento da unidade básica de saúde de sua referência.

Quais são as etapas?

Plantão de acolhimento e Triagem.

Qual é o prazo?

De acordo com a demanda

Como solicitar?

Através do encaminhamento dos médicos pediatras da Rede de Atenção Primária de Saúde (UBS's Resolve)

Como acompanhar?

Através do aplicativo Saúde na Mão e contato com a unidade

Como tiro dúvidas?

Manifestação acerca da prestação de serviços públicos pode ser dirigida à Ouvidoria Geral

Existe prioridade de atendimento?

Quanto tempo para ser atendido?

De acordo com a demanda.

Links úteis:

Saúde Mental

Órgão responsável:

Secretaria de Saúde - Departamento de Atenção Secundária a Saúde