São José participa de encontro da Urban95 em Fortaleza
Atualizado em 07/08/2025 - 15:49
4º Encontro Nacional Urban95 - Fortaleza
Apresentação de crianças nesta quarta-feira (6), primeiro dia do 4º Encontro Nacional da Rede Urban95 | Foto: Fernanda Moura/Urban95 - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Apoio Social ao Cidadão

São José dos Campos está participando, em Fortaleza (CE), do 4º Encontro Nacional da Rede Urban95, onde que serão traçadas novas estratégias de atuação para a primeira e primeiríssima infâncias.

O evento, que teve início nesta quarta-feira (6) e prossegue até sexta-feira (8), é realizado pela Fundação Van Leer, entidade holandesa responsável pela iniciativa global, e também pelo Cecip (Centro de Criação de Imagem Popular), pelo Descobrir Brincando e pela Prefeitura de Fortaleza.

São José está participando com um representante da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

A programação prevê palestras e visitas técnicas a espaços urbanos transformados por iniciativas voltadas ao desenvolvimento infantil na capital cearense. Confira a programação completa.

São José é representada pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão |Foto: Fernanda Moura/Urban95

Troca de experiências

O Encontro Nacional da Rede Urban95 reúne gestores representantes das cidades que compõem a Rede e parceiros técnicos de diferentes áreas. 

É uma oportunidade para aprender com especialistas, trocar experiências entre gestores municipais e conhecer de perto a política de primeira infância desenvolvida na cidade de Fortaleza.

No evento, serão celebradas as conquistas, acolhidas as novas gestões e aprofundados o conhecimento e as práticas que transformam as cidades em ambientes verdadeiramente amigos da primeira infância.

Veja mais fotos do primeiro dia do evento.

Urban95

Iniciativa internacional da Fundação Bernard Van Leer, a Urban95 visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos. São José aderiu à iniciativa em 2021.

Líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas são convidados a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm –a altura média de uma criança de 3 anos.

O objetivo é incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

O Parque Naturalizado do Cras Alto da Ponte | Foto: PMSJC

Parque Naturalizado

Uma das principais iniciativas adotadas pela Prefeitura desde que aderiu à iniciativa Urban95 foi a implantação, em 2023, do Parque Naturalizado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Alto da Ponte, na região norte.

O parque é equipado com tirolesa, balanços, cordas de escalada, bancos e mesas, todos feitos com troncos de árvores oriundos da não degradação do meio ambiente e que caíram sem intervenção humana.


MAIS NOTÍCIAS
Apoio Social ao Cidadão

×