Presépio do museu será montado pela artista Eunice Coppi
Atualizado em 29/10/2024 - 15:32
MONTAGEM PRESÉPIO 2024
Eunice Coppi junto a um dos presépios que fizeram parte da exposição montada no ano passado no Vicentina Aranha - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos será montado pela artista popular Eunice Coppi. Ela deverá realizar o trabalho no final de novembro, utilizando figuras de presépios já produzidos ao longo dos anos. As peças são feitas com a técnica de empapelamento, utilizando papel e goma.

Eunice na exposição no Museu do Folclore - Foto: Claudio Vieira

Alguns destes presépios puderam ser vistos na exposição O papel e as manifestações do Divino, aberta de dezembro de 2023 a janeiro deste ano no Parque Vicentina Aranha. O trabalho da artista foi mostrado ao público, pela primeira vez, em 2017, no próprio Museu do Folclore, por meio da exposição Meu Mundo é de Papel.

Eunice Coppi, 65 anos, é mineira de Sabará, onde descobriu sua paixão pela arte. Ainda pequena, ela aprendeu a criar brinquedos, usando barro e palha de milho. Já adulta e morando em São José dos Campos, ela aprendeu a técnica do empapelamento, que hoje domina tão bem.

A artista também fez parte do Grupo Piraquara, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, onde absorveu ensinamentos valiosos com os folcloristas Toninho Macedo e Angela Savastano, refletidos em suas figuras que retratam diferentes manifestações folclóricas e memórias do seu passado.

 

Representação de uma Folia de Reis montada no Vicentina Aranha

Ciclo de Natal

A abertura do presépio está programada para o dia 8 de dezembro, marcando o início do ciclo de Natal no Museu do Folclore. O encontro terá a presença de 5 Folias de Reis: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia Irmandade Santos Reis, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha, Folia de Reis Santana e Folia de Reis Filhos do Oriente (Jacareí).

Já o fechamento do presépio e o encerramento do ciclo estão previstos para o dia 26 de janeiro de 2025, quando acontecerá a 27ª Chegada das Bandeiras. A previsão é da participação de 13 Folias de Reis.

Nesta semana, a artista esteve com a técnica em museologia Janice Aboim e visitou o local onde todos os anos é montado o presépio do museu.

Eunice Coppi e a técnica em museologia Janice Aboim

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da FCCR e está instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.

 

  • Museu do Folclore de SJC
  • Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
  • (12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
  • www.museudofolclore.org

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×