Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O número de frequentadores do Museu do Folclore de São José dos Campos (entre visitantes e participantes de atividades) chegou a 9.668 nos últimos 4 meses. Em abril, foram 1.908, a maior parte de pessoas que visitaram as exposições de longa duração e a nova exposição temporária, “Nos Braços do Violeiro”.
Entre os 911 visitantes de abril, 837 conheceram as exposições de forma espontânea e 74 por agendamento prévio. Destes, 551 eram de São José, 268 de outros estados e municípios e 18 do exterior (Argentina, Áustria, EUA, Itália, México, Portugal, Síria, Suíça e Venezuela).
Alunos do Senac de SJC durante visita | Foto: Divulgação
As demais pessoas registradas no mês utilizaram a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni (52), frequentaram a brinquedoteca (42) e participaram de atividades como o Museu Vivo (735), Terças com Museologia (69, de forma digital), curso do Sisem – Sistema Estadual de Museus (27) e capacitação de monitoria (72).
Exposição temporária
Yuri Garfunkel fala sobre a exposição | Foto: Divulgação
A exposição temporária, inaugurada no dia 28 de abril, segue aberta até 25 de maio. Neste período, a mostra foi integrada a outros projetos como o Museu Vivo, Dialogando sobre o Folclore e 22ª Semana de Museus (que será encerrada domingo, dia 19).
Nesta data, o Museu do Folclore exibirá gratuitamente, as 15h, o curta-metragem “Xangri-lá – A história de Quinzinho Viola”, que faz parte das atividades previstas no projeto da exposição temporária.
O encontro reunirá o protagonista Joaquim Inácio Filho (Quinzinho Viola), o diretor Mário de Almeida, o roteirista Rogério Faria e o artista visual, músico e educador Yuri Garfunkel, que documentou e ilustrou o filme.
Quinzinho Viola, protagonista do curta | Foto: Divulgação
Visitas
As visitas às exposições podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 17h. Visitas em grupo devem ser agendadas previamente pelo site do Museu do Folclore, por meio deste link.
Os espaços da biblioteca e brinquedoteca estão fechados para manutenção até o dia 26 de maio. Neste caso, os atendimentos presencias vêm sendo feitos na varanda do prédio das exposições.
Gestão
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é realizada pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana
(12) 3924-7354 ou (12) 3902-5991 (Setor Administrativo)
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.