Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida
Emoção e alegria marcaram a noite desta quarta-feira (11) no Centro de Formação do Educador (Cefe). Após três meses de estudos e preparação, 20 novos professores comemoraram a formatura da Escola de Formação do Educador (EFE).
Esta turma foi composta pelos primeiros efetivados no concurso público vigente, que já convocou 128 aprovados.
A cerimônia contou com a presença dos formandos e seus familiares, além de convidados, autoridades e equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.
Através da EFE, a Prefeitura de São José dos Campos valoriza e investe na capacitação dos educadores que atuam nas escolas municipais.
Os professores recebem apoio, qualificação e desenvolvimento de práticas pedagógicas, que possibilitam melhor aproveitamento dos recursos tecnológicos disponibilizados pela rede.
Desde a abertura, em 2021, mais de 900 ingressantes já passaram pela EFE em 11 turmas diferentes.
Celebrar e reconhecer
A solenidade prestou homenagem ao ex-professor e diretor Alexandre Mesa, que se aposentou da rede este ano após quase 30 anos de trabalho na mesma escola: a Emefi Possidônio José de Freitas, localizada no residencial Galo Branco, região leste da cidade.
“Minha passagem pela rede me proporcionou um grande amadurecimento, crescimento profissional, emocional e como ser humano. Quero parabenizar a todos os formandos da EFE, que vocês possam despertar um sentimento de pertencimento à escola que escolheram, de vínculo com a comunidade e de referência para os alunos. Vocês farão a diferença na vida deles”, destacou.
Alexandre durante participação no evento | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Representando seus colegas, as oradoras Débora Cristina Machado e Adriana da Costa Dias manifestaram o orgulho em participar deste momento e a gratidão pela EFE.
“Agradeço a todos os meus amigos por compartilharem um pouco de si durante essa nossa trajetória e também a todos os professores da EFE, que foram alicerces durantes todos os nossos dias aqui”, disse Débora.
Débora citou todos os colegas de turma em seu discurso | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
“Este curso nos mostrou que a formação docente é a base para transformar a educação pública. Saímos daqui não apenas mais preparadas, mas também mais confiantes, comprometidas e com uma visão clara do impacto que podemos ter na sociedade”, afirmou Adriana.
Adriana mencionou os aprendizados em sua fala | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Vem pra EFE!
Antes de irem para as salas de aula, todos os recém-efetivados pela Prefeitura recebem uma formação de até 3 meses voltada à atuação pedagógica, metodologias e utilização de novas ferramentas educacionais, disponibilizadas pelo programa Educação 5.0.
Durante este período, os educadores seguem recebendo salário de forma íntegra, desde a efetivação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021.
As capacitações oferecidas pela EFE não se restringem somente aos recém-contratados. Os profissionais que já fazem parte da rede têm à disposição materiais, cursos, espaços inovadores e todo apoio da equipe pedagógica para aperfeiçoar seu trabalho.
O HTC (Horário de Trabalho Coletivo) também conta com encontros geridos pela Escola de Formação. Além de professores, agentes educadores e equipes gestoras das escolas participam de especializações para aprimorar o atendimento e as rotinas administrativas.
Leia mais:
Biblioteca do Professor entrega novos livros de formação
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.