Lucas Brito
Secretaria de Educação e Cidadania
Colaboração do estagiário Rodrigo de Almeida
A Prefeitura de São José dos Campos conquistou mais um marco na educação este ano. A rede de ensino municipal chegou a 20.046 alunos matriculados em tempo integral nas escolas, atingindo a Meta 6D do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025.
O objetivo estabelece que, no mínimo, 50% das escolas públicas ofereçam educação em tempo integral, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica. A rede alcançou 25,18%, com 9.001 estudantes do ensino fundamental e 11.045 da educação infantil atendidos.
Os números são provenientes dos dados preliminares do Censo Escolar 2024.
Segundo a Lei 14.640/2023, são consideradas matrículas em tempo integral aquelas em que o estudante permanece na escola ou em atividades sob sua responsabilidade por pelo menos 7 horas diárias ou 35 semanais, em dois turnos.
Da creche ao 9° ano, o ensino em tempo integral promove o desenvolvimento de todas as potencialidades humanas, respeitando as diferentes necessidades de aprendizagem e a promoção das competências socioemocionais.
A cultura maker está presente do 1º ao 9º ano, em todas as escolas de Ensino Fundamental | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Tá ON!
A ampliação da Educação Integral no Ensino Fundamental, viabilizada pela PMEI 10.375/2021 (Política Municipal de Ensino Integral), conta com atividades sociais, artísticas, culturais, de esporte e tecnologia, visando uma formação mais completa dos estudantes do 1º ao 9º ano.
Com o tempo de permanência maior, os alunos ficam mais habituados com os estudos e podem escolher em qual área pretendem se aprimorar.
Ballet, jazz e teatro estão entre as opções de arte e cultura disponíveis nas escolas | Foto: Adenir Britto/PMSJC
Dentre as propostas extracurriculares, eles participam ainda de atendimentos especializados, apoio pedagógico, cursos preparatórios e de idiomas.
Além das oficinas presenciais, são ofertados conteúdos remotos por meio da Plei (Plataforma de Educação Integral) e os cursos on-line do Prepara, que podem ser acessados de casa.
Iniciativas como o Decolar e parcerias com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), CASDinho e o Atleta Cidadão expandem as opções, abrindo novas oportunidades para as crianças e jovens.
Decolar promove oficinas com voluntários em diversas áreas para alunos talentosos e superdotados | Foto: Adenir Britto/PMSJC
Os projetos integradores também proporcionam momentos dedicados à bem-estar e saúde, aprendizado com metodologias ativas e estímulo à inovação.
Na Emefi Profª Suely Antunes de Mello, a escola abriu as portas para comunidade escolar prestigiar os trabalhos realizados pelos alunos no 2º semestre. A prática é comum nas unidades da rede durante os “sábados letivos”, datas do calendário escolar em que acontecem reuniões de pais e outros eventos.
Para Wendell Oliveira, padrasto da aluna Letícia Gabrielle, o ensino em tempo integral é importante para que as crianças não fiquem ociosas. “É muito bom, ajuda no ensino e me dá a tranquilidade de que ela está ocupando o tempo com o que faz bem. Foi ótimo acompanhar a apresentação da minha filha e me conectar mais com o aprendizado dela”, afirmou.
“Eu acho legal demais, tenho experiências diferentes de tudo que eu já fiz na vida e aprendo bastante”, diz Letícia aprovando as novidades.
Letícia e Wendell durante a exposição dos projetos integradores na escola | Foto: PMSJC
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