Especial Tom Jobim encerra temporada da Orquestra Joseense
09/12/2024 11:40
Tom Jobim
Considerado um dos grandes expoentes da música brasileira, Jobim internacionalizou a bossa nova. Imagem: Ana Lontra Jobim - Foto: Divulgação

João Paulo Sardinha
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro.

A Orquestra Joseense encerra a temporada 2024 neste sábado (14), às 20h, com o concerto “Tão Jobim”, em homenagem a Tom Jobim, um dos principais nomes da história da música brasileira e um de seus principais representantes no exterior. 

O espetáculo, que acontece no Teatro Municipal, terá participação da cantora Ana Morena.

A apresentação é gratuita e livre para todos os públicos.

O ingresso é solidário (um pacote de trigo ou fubá) e pode ser reservado por meio do site da FCCR.

Tom Jobim

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi um compositor, pianista, violonista, arranjador, flautista e cantor brasileiro. Considerado um dos grandes expoentes da música brasileira, Jobim internacionalizou a bossa nova e, com a ajuda de importantes artistas estadunidenses, fundiu-a com o jazz nos anos 1960 para criar uma nova sonoridade de sucesso popular. Por isso, às vezes, é conhecido como o "pai da bossa nova".

Tom Jobim nos deixou há exatos 30 anos, mas suas paisagens tão verdes e sua música tão viva seguem ecoando pelo mundo.

A percussionista da Orquestra Joseense, Rosangela Rhafaelle, também fará uma participação especial cantando as músicas ‘Eu sei que vou te amar’ e ‘Insensatez’ (How insensitive).

Ana Morena

Natural de São José dos Campos, Ana Morena canta profissionalmente desde 1985 e já ganhou importantes prêmios participando de festivais, como a de melhor intérprete no Festival de Tatuí. É apaixonada pela música popular brasileira, em especial o samba, MPB e bossa nova, tendo em seu currículo vários shows voltados para esse tema.

Ana Morena já participou de importantes momentos em sua carreira e nos últimos anos alguns merecem destaque, como o show ‘Cassiano em Letra e Canção’, realizado em 2010, ao lado do Coro Jovem da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Repertório

  1. Passarim
  2. Wave
  3. A Correnteza
  4. Retrato em Branco e Preto
  5. Se todos fossem iguais a você
  6. Luiza
  7. Só tinha de ser com você
  8. Insensatez
  9. Eu sei que vou te amar
  10. Desafinado
  11. Inútil paisagem
  12. Samba de uma nota só

Regente

William Coelho é Doutor em musicologia e bacharel em regência pela USP, é maestro preparador do Coro da Osesp e regente titular da Eos Música Antiga USP, orquestra especializada no repertório dos séculos XVII e XVIII e da Orquestra Joseense. Foi professor de regência coral na pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes, professor de harmonia, contraponto e percepção da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de canto coral da Unesp e professor convidado da Academia de Regência da Osesp. É regente convidado de orquestras como a Osesp, a Sinfônica da USP e a Sinfônica de Piracicaba. Foi finalista do Prêmio Jovem Talento 2019 da Revista Concerto. Em 2020 regeu o Coro da Osesp no Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça e em 2022 no Americas Society em Nova Iorque.

Sobre a Orquestra

A Orquestra Joseense é um dos projetos que integram o Programa de Formação Artística da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, destinado a Jovens a partir de 16 anos, com o objetivo de desenvolver suas habilidades técnicas e artísticas, criando oportunidade de educação musical de qualidade a jovens talentos e capacitando-os à profissionalização.

A orquestra acolhe aprendizes de música de diversas iniciativas públicas ou particulares, que demonstram interesse em aprofundar seus estudos, com aulas teóricas, práticas de instrumentos de orquestra e prática de grupo com regência.

O projeto cultural tem o objetivo de formação musical, aperfeiçoamento de músicos instrumentistas, capacitação para a profissionalização artística e difusão da música instrumental.

Ficha Técnica

Maestro Titular e Diretor Artístico
William Coelho

Primeiros Violinos

Eloísa Rocha, Spalla

Bianka Alves

Bruno Macedo

Carlos Medeiros

Lucas Pontes

Rafael Victor

Segundos Violinos

Wagner Filho

Gabriel Curalov

Gianpietro Saisi

Gustavo Braggio

José Otávio Salvador

Violas

Bruno de Almeida

Arthur Nunes

Lucas Azevedo

Ronilson Misael

Violoncelos

Gustavo Lessa

Fernanda Salles

João Victor Nery

Tiago de Oliveira

Contrabaixos

Davi Ciriaco

Renata Rodrigues

Vivian Alves

Flautas

Filipe Ferreira

Nadine Morais

Oboés

André Massuia

Rafael Felipe

Clarinetes

Anderson Menezes

Evandro Alves

Fagotes

Osvanilson Castro

Patrícia Mastrella

Trompa

Adriano Venâncio

Felipe Neto

Trompetes

Wellington de Sousa

Marcelo Carvalho

Miguel Lucchesi

Percussão

Rosangela Rhafaelle

Guilherme dos Santos

Equipe

Diego Lourenço - Inspetoria

Nicholas Ribeiro - Arquivista

Mariana Bonzanini - Produção Executiva

Fábio Sales - Produção de Campo

Lucilene Dias - Produção de Campo

Serviço

Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Júnior, 84 (3º piso do Shopping Centro) - Centro

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×