Simulados do Saeb mobilizam escolas de ensino fundamental
Atualizado em 04/09/2023 - 14:43
Alunos durante prova simulado do SAEB 2023-Fotos:Adenir Britto/PMSJC 31/08
Grêmios estudantis tiveram papel de destaque ao apoiar e incentivar os alunos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Com colaboração da estagiária Sara Borato

As escolas da Prefeitura de São José dos Campos estão realizando uma série de ações preparatórias para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Elas reforçam a importância do exame nacional, em que os estudantes mostram nas provas tudo o que aprenderam na sala de aula.

O Saeb ajuda a entender como está a educação do país e é considerado um retrato da qualidade do ensino. A prova está prevista para ocorrer entre outubro e novembro, para turmas do ensino fundamental no 2º, 5º e 9º ano.

Nesta semana, as 67 escolas municipais de ensino fundamental Integral aplicaram simulados para as turmas do 5º e 9º ano. As equipes promoveram torneios de queimada, merenda diferenciada, kits e outras atividades criativas para incentivar a presença dos alunos. Os grêmios estudantis tiveram destaque na organização e acompanhamento das provas com os colegas.

Participação

Na Emefi Dom Pedro de Alcântara, no Dom Pedro I, os estudantes marcaram presença e realizaram os simulados com atenção. Depois, eles aproveitaram um momento de descontração, com queimada e lanche especial.

“Eu achei fácil o simulado, porém o tempo para fazer foi um desafio”, disse Emerson Diego da Silva Paulino. “O Saeb é muito interessante, pois é uma forma de melhorar o ambiente da escola. Estou no último ano do fundamental, me preparando porque quero conseguir uma bolsa de estudos para o ensino médio.”

Maria Barros dos Santos, no 8º ano, e Laís Carvalho Silva dos Santos, no 7º, ainda não farão as provas oficiais, mas ajudaram na realização como membros do grêmio.

“Acompanhamos as provas e ajudamos, por exemplo, se alguém precisa sair da sala para ir ao banheiro”, afirmou Maria. “O Saeb é importante porque é uma forma de analisar como estão funcionando as coisas na escola.”

“O simulado é como um preparatório para todos”, comentou Laís. “Assim iremos ter uma noção da prova de verdade.”

Grêmio

Já na região leste, a Emefi Ilga Pusplatais, no Jardim Ismênia, recebeu os alunos com mimos carinhosos, bilhetes, murais e as provas também transcorreram de forma tranquila. A experiência dos alunos do grêmio serve de inspiração a cada ano letivo da escola. 

"Ano passado eu vi os alunos do grêmio incentivando os outros que iam fazer simulados, e este ano é minha vez de participar”, comentou Maria Fernanda Prados Ribeiro, do 9º ano. “É importante avaliar como está nosso aprendizado. Eu fiz o Saeb quando estava no 5º ano, e lembro que fiquei ansiosa, mas hoje foi de boa.”

Para João Paulo Kelson dos Santos Moraes, da mesma turma, as atividades do grêmio reforçam o aprendizado de liderança e trabalho em equipe. "Nós estamos aqui para apoiar e tranquilizar os alunos que estão fazendo os simulados. Eu já fiz a prova do Saeb antes. Lembro que eu estava nervoso, mas o pessoal  me apoiou na época. Hoje estou apoiando as turmas do 5º ano, e isso é gratificante. O Saeb contribui para a evolução da nossa escola e aprimora a qualidade da educação.”


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×