Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Respeitável público da região sul, o circo chegou na Educação Integral e tem movimentado as manhãs na Emefi Therezinha do Menino Jesus, no Dom Pedro com acrobacias, malabares, pernas de pau, carretel e diversas atividades lúdicas para os alunos.
O circo é considerado uma das manifestações artísticas mais antigas da Humanidade e, na rede de ensino municipal, está entre as 15 modalidades artísticas da Educação Integral voltadas à formação completa dos estudantes, tendo 21 turmas e mais de 600 alunos matriculados pela cidade.
“É incrível, aqui na escola tem coisas importantes para aprender: ler, escrever, fazer contas, educação física, robótica e também o circo. Entrei nessa escola no ano passado e neste ano já comecei a fazer aula de circo, gosto muito porque a gente treina e cuida do corpo”, contou Enzo Roberto Ferraz Braga, 7 anos, do 2º ano.
“Estou treinando para ficar cada vez melhor”, afirmou o estudante.
Enquanto se equilibra na perna de pau, Luisa Flausino Rocha, 10 anos, do 4º ano, destaca sorridente: “isso aqui é muito legal, eu gosto bastante”.
“Estou amando fazer atividade de circo na escola, acho importante para a gente é muito divertido”, afirma Ayla da Silva Cavalcante, 8 anos, do 2º ano.
As atividades de contraturno têm parceria com artistas e professores da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e acontecem na rede de ensino municipal desde 2022 com 15 modalidades artísticas, como jazz, ballet, desenho, capoeira, teatro, pintura em tela, musicalização, entre muitas outras.
“Trabalhar o circo e manifestações artísticas dentro da escola é algo diferente que tem sido muito bom. Temos treinado equilíbrio, malabarismo, acrobacia de solo de forma lúdica e com brincadeiras para que eles aproveitem as atividades. Tudo acontece de forma segura na área externa e as crianças gostam”, diz o professor da FCCR Anthony Aquino, que atua há dois anos na escola Therezinha.
Arte, Cultura e Educação
- A Educação Integral na rede municipal oferece: oficinas de tecnologia que envolvem o maker (fazer com as próprias mãos), programação e robótica; Arte e Cultura com ballet, jazz, circo, teatro e outras; além de Esportes no Escola Ativa, com opções como: badminton, vôlei, basquete, futsal, judô, projetos integradores, entre muitas outras.
- Mais de 4.300 estudantes participam das 165 oficinas de Arte e Cultura nas escolas e espaços culturais da cidade.
- Ao todo, a Educação Integral oferece mais de 14 mil vagas para oficinas no contraturno escolar.
- São 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental Integral, destas, 12 funcionam como Centros de Educação Integral (CEIs).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.